Conexão Amazônica
DESTAQUEEDUCAÇÃO

Prefeitura de Manaus realiza palestra sobre a utilização responsável dos recursos naturais para gestores da Semed

Publicidade

Gestores da rede municipal de ensino da capital participaram, nesta quinta-feira, 14/11, da palestra “Utilização Responsável dos Recursos Naturais – Água e Energia”, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento foi realizado no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da Semed, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Além dos gestores, a palestra contou com a presença de chefes de setores da Semed, da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e dos representantes das concessionárias Águas de Manaus e Amazonas Energia.

Publicidade

A ação, organizada pelo Departamento de Engenharia e Transporte (DET) da Semed, integra o Plano de Combate ao Desperdício, que visa sensibilizar a comunidade escolar sobre o consumo responsável de água e energia nas unidades educacionais da rede municipal.

O subsecretário de Administração e Finanças da Semed, Lourival Praia, destacou a importância de otimizar os recursos financeiros da secretaria para garantir melhorias na educação. Ele citou como exemplo o simples controle da temperatura do ar-condicionado, que pode reduzir em até 15% o valor da conta de energia.

“Precisamos ser mais eficientes na gestão administrativa das nossas contas públicas. Quanto mais economizarmos, mais recursos teremos para investir no pagamento de professores, na infraestrutura da educação e na aquisição de materiais pedagógicos. Para alcançar essa eficiência, é fundamental trabalhar com equipamentos de qualidade e adotar uma cultura administrativa voltada para a economia”, explicou.

O evento também contou com a participação de José Haroldo Bentes, analista do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Amazonas Energia. Durante sua palestra, ele enfatizou a importância dos profissionais da educação compreenderem melhor a questão dos recursos naturais e como isso pode impactar diretamente na redução de custos nas escolas.

“Falamos sobre a matriz energética, a geração de energia e como podemos aplicá-la de forma sustentável e eficiente. Também compartilhamos dicas práticas de economia de energia que podem ser implementadas tanto nas escolas quanto nas residências dos gestores e de toda a equipe da Semed”, destacou Bentes.

Anderson Rodrigues, gestor do Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) Dra. Viviane Estrela Marques Rodella, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte, ressaltou os benefícios da palestra para a realidade de sua escola, que atende mais de mil alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

“Este momento foi muito importante para a nossa escola, que atende muitas pessoas, incluindo crianças, servidores e a comunidade. A palestra nos ajudou a ter uma maior consciência sobre o uso dos recursos dentro da escola. O objetivo é incentivar os servidores a buscar alternativas para reduzir custos, para que possamos redirecionar esses recursos para outros investimentos na escola e na secretaria como um todo”, afirmou Rodrigues.

A palestra reforçou a importância de práticas sustentáveis no ambiente escolar, com o objetivo de promover uma gestão mais eficiente dos recursos públicos e garantir que os recursos economizados possam ser aplicados em melhorias na infraestrutura e no atendimento educacional.

Texto – Paulo Rogério/Semed

Fotos – Eliton Santos/Semed

Publicidade

Leia mais

Durante patrulhamento, Polícia Militar do Amazonas prende mulher por envolvimento com tráfico de drogas

elayne

Sesc Amazonas prorroga inscrições para bolsas de estudo no Centro de Educação Sesc 

elayne

Comunidades tradicionais de Iranduba recebem capacitação em turismo sustentável

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais