Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Prefeitura de Manaus realiza programação alusiva ao ‘Agosto Dourado’ nas creches municipais

Publicidade

Prefeitura de Manaus realizou, nesta quinta-feira, 12/8, uma atividade alusiva ao Agosto Dourado, campanha de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, com o tema “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. A ação, que contou com atividades de orientação aos pais ou responsáveis, ocorreu em 20 creches municipais, que atendem aproximadamente seis mil crianças.

O objetivo da ação é conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, em um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida da criança, e como fonte complementar até os dois anos.

A programação celebrada é referente à Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), de 1º a 7 de agosto, e promovida anualmente pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, destacou a programação em todas as unidades escolares sobre a temática no mês de agosto, mas principalmente, a importância do aleitamento materno, que tem a devida atenção da Semed.

“O leite materno é muito importante para o desenvolvimento infantil, por ser o alimento mais completo para o desenvolvimento humano. A gente trabalha com práticas que promovem o desenvolvimento integral como o aleitamento materno, ato que mais contribui para isso. Ele é importante para o desenvolvimento cognitivo, na proteção de diversas doenças e alergias, na primeira infância. A nossa maior contribuição é o entendimento das famílias sobre o tema”, explicou.

Atividade


A creche municipal Professora Dalvina do Nascimento Martins, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte, conta com um total de 186 crianças do maternal 1, 2 e 3, ainda com funcionamento de forma remota. A programação da escola contou com um encontro de integração entre família e creche, com o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, com música e movimento, apresentação artística, sala do mamaço, entre outras atividades. Para a gestora Fabíola Tenório Neves, o encontro foi muito importante.

“As crianças pequeninas precisam desse aleitamento para evitar diarreia, aumentar a imunidade e manter o contato com a mãe. Nós fazemos essa integração para orientar algumas mães a não pararem, porque de 0 a 6 meses de idade, é direito da criança, após, devem continuar introduzindo outra alimentação, mas também continuar amamentando até 1 ano, no mínimo. Isso é uma forma de trazer os pais, principalmente as mães a ficarem mais próximas às ações da escola, e contar com nosso apoio, tirar dúvidas”, disse.

A gerente pedagógica, Karla Rodrigues, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul, afirmou que o trabalho é grande para dar suporte às sete creches municipais da divisão. Para a educadora, a programação na escola mostra o quanto é fundamental o aleitamento materno.

“É muito importante essa atividade, pois, visa contribuir com a saúde das famílias da nossa comunidade e das nossas crianças, além de melhorar o processo de desenvolvimento na parte física, psicomotora e social. É fundamental esse trabalho que está sendo realizado hoje em todas as nossas creches”, finalizou.

A doméstica Anne Caroline da Silva Pena, 28 anos, mãe do aluno do maternal 3, Juan Gabriel da Silva, 3 anos, sabe muito bem sobre a importância da amamentação, pois tem três filhos.

“O evento incentiva a mãe a amamentar seus filhos, sendo muito importante para imunidade do bebê. Eu tenho três experiências, uma que amamentei e outras duas que não consegui. A gente verifica a diferença na imunidade, porque a que amamentei é muito forte, dificilmente pega uma gripe e fica doente. Os outros têm uma imunidade mais fraca, ficam doentes mais rápidos”, comentou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed

Publicidade

Leia mais

Prefeitura realiza ‘8ª Socialização das Práticas Pedagógicas do Cemeapi’

elayne

Professores da Prefeitura de Manaus destacam a importância das aulas presenciais

elayne

Há 35 Anos, escola particular no Amazonas oferece educação 100% gratuita para pessoas de baixa renda

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais