Profissionais que atuam na modalidade de educação especial da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram de uma reunião de alinhamento e de uma palestra motivacional nesta sexta-feira, 1º/11, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade. Ao todo, 160 servidores participaram do evento.
Na ocasião, os servidores dos Centros Municipais de Educação Especial (CMEE) Delano Almeida e Yumi Odani puderam se atualizar sobre as ações na modalidade para 2025, as principais recomendações nos pareceres clínicos dos alunos atendidos pelos Centros, entre outros assuntos. Ao todo, a rede atende 5 mil alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências física, múltipla, auditiva, visual e intelectual.
A gerente de Educação Especial da Semed, Amanda Macanoni, considera fundamental o encontro com os educadores para realizar um trabalho de qualidade em uma modalidade que recebe atenção especial da atual gestão.
“A reunião tem como objetivo alinhar todas as ações de 2025, além de proporcionar uma palestra sobre inteligência emocional, para que os servidores estejam cada vez mais preparados para o atendimento ao público. Esse é o nosso grande diferencial, atender com amor, acolhimento e dedicação, pois sabemos que são famílias que precisam não apenas de um olhar pedagógico, mas de um olhar humanizado. Realizamos primeiro uma reunião interna com as coordenadoras para identificar os pontos positivos, o que funcionou, o que não funcionou e o que precisa ser mudado”, completou.
Com o tema “Inteligência Emocional”, a palestrante Carla Lasmar, especialista em educação sistemática e diretora escolar, destacou que a nova gestão tem um cuidado especial com a modalidade de ensino na rede municipal.
“A professora Amanda Macanoni decidiu olhar para os seus funcionários, para as pessoas que trabalham com ela. Isso é inovador, porque nunca se fez na Semed. Estou há quase 30 anos aqui e nunca tinha visto isso. Esse cuidado com a saúde mental do servidor público é fundamental, pois é um momento de cura para nós mesmos. Pretendemos implementar isso com esse novo projeto dentro da educação especial”, comentou.
Para a pedagoga Jéssica Almeida Nogueira, do CMEE Delano Almeida, localizado no bairro Flores, o ano letivo trouxe muitas lições, e o desafio para o próximo ano começa agora. Por isso, o encontro é válido em todos os sentidos.
“É um trabalho importante nesse acolhimento. O conteúdo da palestra e todas as informações que estamos recebendo são fundamentais para o nosso trabalho com as famílias, com as quais nós interagimos. Trabalhamos com famílias atípicas e crianças que necessitam que tenhamos o máximo de conhecimento possível para melhor atendê-las. O objetivo da nossa secretaria, da gerência e do CMEE é atender com qualidade e amor às famílias. Para isso, o conhecimento é fundamental”, reiterou.
Texto – Paulo Rogério/ Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed