Conexão Amazônica
CULTURA

Prefeitura de Manaus realiza reunião e anuncia o 1º Seminário Municipal de Cultura

Publicidade

Na reunião ordinária mensal do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), que aconteceu nesta quarta-feira, 5/4, na sede do órgão, no Palácio Rio Branco, na avenida 7 setembro, Centro, foi anunciada a realização do 1º Seminário Municipal de Cultura, pela Prefeitura de Manaus, nos próximos dias 27 e 28/4, via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A diretora-presidente interina da Manauscult, Oreni Braga, ressaltou a atuação independente e estruturante do Concultura para a política pública do município, “livre de amarras” e ouvindo os vários segmentos da cultura que movimentam esse setor importante da economia criativa.

Publicidade

“É uma conquista histórica importante as construções do Decreto da Lei de Incentivo à Cultura e do Plano Municipal de Cultura, realizados com diálogo por estes conselheiros, colocando Manaus como destaque nacional. Essas ações práticas consolidam esse espírito de empreendedorismo cultural, como por exemplo, a utilização dos espaços públicos para realizar eventos e pontos de vendas de artes para os turistas que lotam a cidade nas temporadas de cruzeiros”, ressaltou.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, confirmou a presença do staff do Ministério da Cultura (Minc), que coloca Manaus no foco da cultura nacional, com a realização do primeiro Seminário de Cultura.

“Teremos dois dias de diálogo entre as classes artísticas e as autoridades da cultura nacional, estadual e municipal, uma oportunidade única para mostrarmos os esforços deste conselho para habilitar Manaus a participar e receber todos os investimentos previstos do Fundo Nacional de Cultura”, afirmou Telles.

O vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, deu um informe sobre a situação e encaminhamento do Plano Municipal de Cultura (PMC), que se encontra em fase final de análise pela Casa Civil, depois de avaliado o impacto financeiro pela Secretaria Municipal de Finanças e Informação (Semef). “A próxima e decisiva etapa será a  votação no plenário da Câmara Municipal  de Manaus (CMM), quando os segmentos artísticos vão mostrar aos vereadores como este instrumento é importante para definir as políticas públicas da cidade nesta e nas próximas gestões”, destacou.

O conselheiro de Dança, Ricardo Moldes, foi um dos relatores das oitivas e tratativas do Plano de Cultura e pontuou que está contemplado um leque de ideias e ações para o desenvolvimento dos segmentos e da economia criativa.

— — —

– Cristóvão Nonato / Concultura 

Fotos – Oliveira Júnior / Manauscult 

Publicidade

Leia mais

Garantido e Caprichoso recebem investimento da Coca-Cola Brasil

elayne

Chef Juliana Faingluz se inspira em pratos clássicos para criação do cardápio para as ceias natalinas

Daly Ruiz

Dia Nacional da Cultura tem programação gratuita em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais