Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Prefeitura de Manaus recebe equipe do programa internacional ‘Cidades à Frente’ para fomento do programa ‘Viva Mindu’

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), recebeu nesta quinta-feira, 2/5, a visita técnica das equipes do programa Cities Forward (Cidades à Frente), apoiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

A proposta é reunir, até esta sexta-feira, 3 de maio, as equipes da prefeitura e parceiros, como o International Council for Local Environmental Initiatives, Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), para colaborarem coletivamente com a equipe do Cities Forward, no contexto e elaboração de um roteiro de implementação para captação de recursos para o projeto de “Revitalização da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Mindu” – programa “Viva Mindu”, lançado no último mês pela gestão pública municipal.

Publicidade

Para o titular da Semmasclima, Antônio Stroski, este é um marco importante para a gestão ambiental. “Estamos recebendo o Iclei e pessoas que decidiram pela aprovação do projeto Viva Mindu, no âmbito do programa Cidades à Frente, com a finalidade de oferecer um assessoramento técnico para a Prefeitura de Manaus, para que possamos elaborar os melhores projetos para a bacia hidrográfica do Mindu, cuja revitalização pretendemos fazer”, enfatizou o titular da Semmasclima.

O programa Cities Forward, financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, tem como objetivo principal auxiliar as 12 cidades latino-americanas participantes na implementação de soluções que fomentem investimentos em serviços urbanos, promovendo a sustentabilidade, inclusão e resiliência em seus bairros e comunidades.

O secretário executivo adjunto do Iclei, Rodrigo Corradi, explicou que a visita técnica em Manaus é a conclusão de uma primeira etapa, para identificar os projetos prioritários de Manaus em relação à sustentabilidade.

“A cidade de Manaus esteve engajada nesses últimos meses para podermos entender quais são as prioridades, as lógicas de atuação em que a cidade está se colocando para o projeto de investimento e nós estamos aqui para justamente ter a identificação dos melhores projetos, entender quais são as capacidades que a cidade precisa apoiar, para que, com o direcionamento da prefeitura e do prefeito, podermos avançar”, destacou o representante do Iclei.

Segundo Corradi, o próximo passo será a capacitação do programa “Viva Mindu”, para captação de recursos internacionais. “Desse processo inicial, de identificação de prioridades, partem, agora, para a modificação e construção de projetos com capacidade de financiamento, conectados com a área de sustentabilidade, com forte componente de adaptação climática. Com esse foco, temos recursos alocados da cooperação, por meio do Cities Foward, agenda promovida pelo Departamento de Estado norte-americano, para que a gente possa capacitar, qualificar os projetos que estão sendo apontados pelas cidades envolvidas, para que elas tenham melhores condições de acesso a recursos de estrutura de financiamento internacional”, informou.

Agenda

Essa é a primeira visita técnica da equipe do Cities Forward ao Brasil, e é considerada um marco tanto para o programa “Viva Mindu”, quanto para a cidade de Manaus, colocando o projeto “Revitalização da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Mindu” em evidência e preparando-o para ser visto em importantes agendas globais, como a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas COP-26 e a COP-29.

No primeiro dia de agenda do grupo, nesta quinta-feira, 2/5, houve, pela manhã, a abertura e encontro da equipe Cities Forward, com o prefeito de Manaus David Almeida, no qual foi apresentado o progresso do programa, bem como as atividades já realizadas e as próximas. Foi anunciada pela comitiva internacional a assistência técnica para apoiar a prefeitura na próxima fase do programa.

Já pela parte da tarde, a comitiva realizou visita técnica a algumas localidades do projeto “Revitalização da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Mindu”, como o Parque Municipal das Nascentes do Mindu, localizado no bairro Cidade de Deus; comunidade Nossa Senhora de Fátima, nas ruas 29 e Galiléia, Bairro Novo Aleixo, ambos na zona Norte, e o Parque Municipal do Mindu, situado no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-sul de Manaus. A agenda da comitiva continua na sexta-feira 3/5, com oficinas internas de trabalho, ao longo de todo o dia.

Sobre o Cities Forward (Cidades à Frente)

No dia 27 de abril de 2023, o Departamento de Estado dos Estados Unidos lançou a iniciativa de sustentabilidade urbana “Cidades à Frente”, na Cúpula de Cidades das Américas, cumprindo um compromisso do governo dos EUA assumido na Nona Cúpula das Américas, em junho de 2022.

O Departamento de Estado selecionou um consórcio hemisférico liderado pelo Iclei USA, Iclei México, América Central e Caribe, Iclei América do Sul e seus parceiros Resilient Cities Catalyst e Institute ofAmericas, para implementar o programa que visa ajudar as cidades a criarem o futuro sustentável, inclusivo e resiliente que desejam.

O objetivo da iniciativa Cidades à Frente é ajudar as cidades participantes a implementarem soluções que possibilitem investimentos em serviços urbanos que promovam sustentabilidade, inclusão e resiliência em bairros e comunidades.

As cidades participantes da América Latina e do Caribe irão desenvolver planos de ação locais de sustentabilidade, refletindo as maiores prioridades de seus cidadãos. Cidades à Frente ajudará a capacitar e compartilhar conhecimento entre líderes locais e especialistas nos Estados Unidos e na região. Além disso, a iniciativa abrirá oportunidades para que as cidades busquem investimentos e financiamentos para ajudar na implementação de seus planos.

Ao todo, 129 cidades foram inscritas, para o preenchimento de 24 vagas. Destas, 12 da América Latina foram selecionadas com seus pares de intercâmbio. São elas:  Ambato, Equador + Filadélfia, Pensilvânia; Cali, Colômbia + Baltimore, Maryland; Cartagena, Colômbia + Denver, Colorado; Fortaleza, Brasil + Hawaii County, Hawaii; Freeport, Bahamas + Coral Springs, Flórida; Cidade da Guatemala, Guatemala + Dallas, Texas; Hermosillo, México + Dubuque, Iowa; Manaus, Brasil + Stockton, Califórnia; Mérida, México + Austin, Texas; Montego Bay, Jamaica + Hoboken, Nova Jersey; Renca, Chile + Evanston, Illinois; Rosário, Argentina + Chattanooga, Tennessee.

Depois de dois anos, as cidades da América Latina e Caribe terão planos de ação de projetos financiáveis e de alto impacto, com base em percepções compartilhadas adquiridas ao longo de suas colaborações com as cidades dos EUA, consultores regionais e a equipe do projeto.

Texto – Geraldo Farias (Semcom) e Taianna Castro (Semmasclima), com informações do Iclei – América do Sul.

Fotos – Phil Limma / Semcom

Publicidade

Leia mais

AGOSTO DOURADO: Literatus realiza campanha de arrecadação de embalagens para banco de leite

Daly Ruiz

elayne

Carro de autoescola tem os quatro pneus roubados enquanto instrutor estava em flutuante no Tarumã

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais