A Prefeitura de Manaus, por meio de equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha de forma emergencial, nesta segunda-feira, 30/1, na recuperação da rede de drenagem profunda que rompeu em trecho da avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.
“A área exige um cuidado redobrado pela proximidade das edificações. A atuação imediata foi fundamental para que o sinistro não impacte na estrutura da via e no trânsito, que é intenso por aqui”, destacou o chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf, engenheiro Edinaldo Ramos.
O rompimento da rede se deu em virtude do acúmulo de águas do dissipador de uma rede particular interligada à drenagem da via. Para solucionar o problema, o trecho rompido recebe novos tubos em concreto armado e a recuperação de uma caixa coletora com 2 metros de altura, que dará a vazão correta das águas das chuvas.
A intervenção vai substituir os tubos danificados por peças novas, todas em aduelas de concreto, formando uma galeria moderna para dar a vazão correta às águas pluviais.
De acordo com Edinaldo Ramos, um estudo técnico foi realizado na área e de imediato a equipe iniciou a abordagem para coibir um transtorno maior na via. “A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é de que as obras emergenciais tenham uma atenção especial, sobretudo em áreas com fluxo intenso de veículos e pessoas. A implantação dessa nova e moderna linha da rede de drenagem com a tubulação em manilhas de concreto vai dar vazão a uma quantidade maior de água”.
Após a conclusão da rede de drenagem profunda, a via receberá os serviços de infraestrutura necessários, além da reconstrução da escadaria em concreto e os serviços de drenagem superficial, com meio-fio, sarjeta e calçada, no trecho atingido, para devolver a trafegabilidade segura à população.
Texto – Valesca Martins/Seminf
Fotos – Divulgação/Seminf