Aproximando ainda mais o poder público da população manauara, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, neste sábado, 25/3, mais uma edição do mutirão de serviços públicos “Manaus Mais Cidadã”, dessa vez na escola municipal Frei Mário Monacelli de Grello, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da cidade.
Em sua primeira edição desde a reformulação do projeto, a ação atendeu aproximadamente 2 mil pessoas ao longo do dia, disponibilizando serviços gratuitos oferecidos pelas mais de 30 secretarias municipais, estaduais e outros parceiros.
“É uma grande ação determinada pelo prefeito David Almeida para que trouxéssemos para o mais próximo possível da população, das suas casas mesmo, os serviços oferecidos pela prefeitura. A gente pretende, aqui, realmente se aproximar ainda mais das necessidades do povo manauara”, afirmou o titular da Semasc, Eduardo Lucas.
Além da escola, os atendimentos ainda foram realizados simultaneamente na quadra esportiva da comunidade e na sede do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), garantindo o acesso a mais de 80 serviços e políticas públicas desenvolvidas pela gestão municipal e estadual. De acordo com o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Ebenezer Bezerra, toda a logística responsável por fazer possível uma ação dessa magnitude teve como principal objetivo a praticidade para os moradores.
“Imagine, e se em um dia chuvoso como este todas essas pessoas precisassem se deslocar até um determinado local que muitas vezes se encontra longe daqui? Pensando nisso, o prefeito determinou que todos nós trabalhássemos para trazer esses serviços para dentro da comunidade, o que nos deixa muito felizes em poder participar disso”, concluiu.
Mobilizada pela oferta em massa de oportunidades, a população pode ter acesso, muitos pela primeira vez, a serviços como atendimento médico geral e especializado, atendimentos relacionados à inserção e atualização do Cadastro Único, emissão de documentação básica, orientação jurídica e cadastro para vagas de emprego.
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), por exemplo, participou do evento oferecendo vários serviços de trânsito e transporte à comunidade. Foram realizados a emissão de credencial de estacionamento de Idoso e Pessoa com Deficiência (PcDs), como também a carteira de passe livre nos ônibus do transporte público, cadastro de estudante para meia passagem e gratuidade estudantil.
Para a aposentada Maria de Jesus, 65 anos, que recebeu a credencial de estacionamento especial de idoso pela primeira vez, a presença da prefeitura foi recebida de forma maravilhosa e eficiente.
“Há muito tempo que a gente espera esse serviço. Tenho mobilidade reduzida e a prefeitura veio aqui e tive a oportunidade de fazer minha credencial. Estou feliz e agradeço ao prefeito David Almeida. Agora vou poder estacionar meu carro na vaga que eu tenho direito, que é a vaga de idoso”, agradeceu Maria.
O setor de educação para o trânsito participou da ação proporcionando ensinamentos sobre legislação de trânsito e prevenção de acidentes. Educadores do IMMU realizaram com as crianças atividades lúdicas com brincadeiras que levaram ao conhecimento de forma atrativa e descontraída das sinalização viárias e placas de trânsito.
“Nossas equipes estão presentes em mais uma ação da prefeitura, levando o conhecimento sobre trânsito e oferecendo serviços aos usuários do transporte público. O IMMU também oferece palestras sobre trânsito para a comunidade de forma que a pessoa entenda e memorize, e assim contribua com um trânsito mais seguro, harmônico e sem acidentes”, ressaltou a chefe do setor de Educação do IMMU, Hanara Souza.
Outra beneficiada pela ação foi a Ingrid Braga, que desde 2020 corria atrás da emissão da Certidão de Nascimento de sua filha caçula, a pequena Lumina. Sem perder tempo, a dona de casa logo aproveitou a participação do Cartório do 5° Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais de Manaus e o alívio finalmente veio.
“Foi uma luta para conseguir, mas finalmente conseguimos e foi um alívio. O atendimento foi ótimo, foi rápido, gostei bastante, muito bom mesmo!”, afirmou.
Quem também fez bom proveito da ocasião foi o jovem Gideão de Oliveira, que aproveitou a oportunidade para finalmente realizar seu alistamento militar. “A ‘Manaus Mais Cidadã’ foi muito muito importante para que eu conseguisse fazer o meu alistamento, o que realmente me ajudou no momento em que eu mais precisava. Agradeço muito a ação”, disse.
E enquanto os filhos e sua esposa participavam de uma palestra sobre saúde bucal, William Mendes logo tratou de realizar seu cadastro para se candidatar à tão sonhada vaga de emprego.
“Eles vieram participar da palestra, ganharam até um kit de higiene pessoal, e eu já fiz logo também o meu cadastro no Sine, né? O atendimento tem sido ótimo, bem proporcional a quantidade de pessoas, toda a equipe muito educada e prestativa, muito bom”, concluiu o pai de família.
Já a dona de casa Glaucenara Ferreira saiu de casa em busca de atendimento pediátrico para a sua filha mais velha, mas acabou também sendo atendida pelas equipes responsáveis pelo Cadastro Único.
“Minha filha é deficiente auditiva e há muito tempo eu procurava atendimento médico para ela e não conseguia, mas aqui eu finalmente fui atendida então sou muito grata a ação. Também pude ser atendida pelo Cras, o que foi ótimo”, salientou.
Parceiros
A iniciativa “Manaus Mais Cidadã” é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa); do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); de Educação (Semed); do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); de Limpeza Urbana (Semulsp); de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); de Administração, Planejamento e Gestão (Semad); de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e de Infraestrutura (Seminf); além do Fundo Manaus Solidária (FMS); Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); Fundação Manaus Esporte; Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); Casa Militar; Casa Civil; Fundação Dr. Thomas; Conselho Tutelar; Manaus Previdência; Centro de Cooperação da Cidade (CCC); Controladoria-Geral do Município (CGM); Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman); Procuradoria-Geral do Município e Ouvidoria (PGM); Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM); Política Militar; Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); Amazonas Energia, agências da Organização das Nações Unidas (ONU) (ACNUR, Unicef, UNFPA e OIM) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs)
Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc e Marcelo Lima / IMMU
Fotos – Aguilar Abecassis / Semcom