Conexão Amazônica
CIDADES

Prefeitura de Manaus tem alta de 150% em expedição de Certidão de Endereço emitida pelo Implurb

Publicidade

Necessária para quem precisa comprovar o endereço oficial, de pessoas físicas ou jurídicas, a Certidão de Endereço expedida pela Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), teve alta de 150% no mês de fevereiro de 2022 comparando a igual período de 2021. Neste ano foram 155 documentos, contra 62 do ano anterior.

Em janeiro de 2022 foram 144 expedições e ano passado o órgão emitiu 76 documentos no primeiro mês. O prazo para obtenção da certidão também foi reduzido internamente, com novos fluxos no sistema, podendo sair em até um dia. A primeira via é gratuita.

Publicidade

A certidão é um documento legal, no qual é oficializado o endereço do imóvel no espaço geográfico do município de Manaus, fazendo a atualização do endereçamento conforme a lei vigente.

Com o investimento em modernização e ferramentas de eficiência em gestão, o instituto conseguiu reduzir o prazo para emissão do documento. E esse tempo ficou ainda mais célere durante o teletrabalho, com tudo digitalizado e respondido de forma virtual, inclusive evitando o atendimento presencial e o deslocamento do requerente em razão das medidas de prevenção à pandemia.

Em 2015, por exemplo, o prazo médio para receber a certidão era de até 20 dias. Hoje, em até um dia o requerente pode ter a certidão emitida.

Quem precisa da comprovação deve consultar no site implurb.manaus.am.gov.br, na seção “Lista de Documentos”, o que precisa apresentar para fazer o pedido.

Com o requerimento padrão preenchido e com os documentos exigidos, todos digitalizados, o solicitante deve enviar o pedido para o atendimento, para o endereço respostaimplurb@outook.com.

Documentação

Para solicitar o documento, é preciso apresentar requerimento padrão específico da Certidão de Endereço; documentos que identifiquem a matrícula do IPTU; contrato de compra e venda ou outro documento que comprove a posse do imóvel; comprovante de residência; croqui de localização (pode ser feito à mão); contrato de locação, quando for imóvel alugado; contrato social, quando se tratar de empresa. Os documentos devem ser apresentados originais digitalizados.

Caso o requerente tenha dúvidas quanto à formalização do processo, pode entrar em contato direto com a Gerência de Mobilidade Urbana (GMU) pelo e-mail gerencia.gmu@gmail.com.

— — —

 – Claudia do Valle

Foto – João Viana / Arquivo Semcom

Publicidade

Leia mais

Prefeitura utiliza técnica do ‘solo grampeado’ para conter grande erosão no bairro São Raimundo

elayne

Boxes irregulares são demolidos no Colônia Antônio Aleixo

elayne

Governo do Amazonas recebe doação de 15 mil frascos de álcool gel da Ambev

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais