Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura de Manaus terá programação especial de incentivo à amamentação no “Agosto Dourado”

Publicidade

As unidades de saúde da Prefeitura de Manaus terão atividades de estímulo ao aleitamento materno durante todo o “Agosto Dourado”. A programação inclui as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que será aberta no dia 3 de agosto, no auditório da Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz, localizada no bairro Compensa, zona Oeste da cidade, que este ano tem como tema “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”. O objetivo da Semana, que acontece há 29 anos, é promover a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e complementado até dois anos ou mais.

O evento envolve organizações governamentais e não governamentais, comunidades científicas e populares, grupos religiosos, entre outros, para promover, proteger e apoiar a amamentação. Em Manaus, a Semana Mundial é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente e da Rede Cegonha.

Publicidade

“Antes de tudo, amamentar é um ato de amor que deve ter apoio de toda a sociedade. Mas, principalmente, é questão de saúde pública e na administração do prefeito David Almeida recebe atenção especial. A amamentação é a estratégia de maior impacto, capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de cinco anos, em todo o mundo, por causas preveníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano. Uma criança amamentada corretamente se tornará um adulto menos propenso a doenças”, destaca a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Em Manaus, a Semana será encerrada com a já tradicional “Hora do Mamaço”, que será realizada de forma virtual, como forma de resguardar as mães e os bebês da exposição ao novo coronavírus.

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas.

Agosto Dourado

O “Agosto Dourado” foi instituído no calendário oficial do município por meio da Lei Municipal nº 1.925, de 13/11/2014, para ser o mês de reflexão sobre a importância do aleitamento materno. Em nível nacional, o mês de agosto passou a ser reconhecido como o “Mês do Aleitamento Materno” pela Lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017.

O laço

O símbolo da amamentação é um laço dourado. A cor simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil. Cada parte do laço apresenta uma mensagem especial, uma representa a mãe; a outra, a criança. O laço é simétrico, mostrando que a mãe e a criança são vitais para o sucesso da amamentação – igualmente necessários.  O nó é o pai, a família e a sociedade, sem o qual não haveria laço, ou seja, sem o apoio, a amamentação não teria êxito. As pontas do laço são o futuro: o aleitamento materno exclusivo por seis meses e a amamentação continuada por dois anos ou mais, com a adequada introdução de alimentos e um espaçamento das gestações preferencialmente de três anos ou mais, dando à mulher o tempo necessário para assegurar o cuidado da saúde, crescimento e desenvolvimento da criança.

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Publicidade

Leia mais

Caminhão da Defesa Civil de Itacoatiara é encontrado R$ 2 milhões em roubo

elayne

Flávia Alessandra surge pelada na cama: “Unidos da Preguicinha”

elayne

Projetos de interesse social crescem 200% na Prefeitura de Manaus para residência unifamiliar

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais