A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), se reuniu, nesta quarta-feira, 4/10, com o Juizado da Infância e da Juventude Infracional da Comarca de Manaus para discutir estratégias conjuntas para o atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas na capital amazonense.
Realizada na sede do juizado, localizada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, a reunião teve como principal tópico a apresentação de um novo Plano Individual de Atendimento (PIA) para o acompanhamento socioassistencial desses jovens, usando como principal ferramenta de trabalho o Gesuas, software utilizado pela gestão municipal na catalogação e padronização do registro de dados utilizados pelo Sistema Única de Assistência Social para o desenvolvimento de políticas públicas desde março deste ano.
“Utilizávamos um outro PIA em nosso fluxo de trabalho até percebermos que o Gesuas já poderia suprir nossas necessidades no registro de informações e atendimento a esses adolescentes. Então, a reunião de hoje é pautada na apresentação desse processo de transição, para mostrar o que podemos fazer e melhorar em nosso trabalho usando a ferramenta”, destacou Márcia Dib, gerente do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas da Semasc.
Juiz de Direito da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, Luís Cláudio Cabral Chaves, ressaltou a importância do diálogo contínuo entre a prefeitura e o sistema de justiça no exercício de políticas públicas no município.
“Nós, que trabalhamos com Infância e Juventude, estamos acostumados a trabalhar em rede, não podemos nos isolar uns dos outros. Nesse sentido, é muito importante que o sistema de justiça trabalhe junto a Semas, que é quem coordena as medidas socioeducativas em meio aberto, para que possamos beneficiar nossos adolescentes em cumprimento de medidas e qualificar o trabalho realizado por todos”, afirmou.
Texto – Guilherme Pacheco / Semasc
Fotos – Diego Lima / Semasc