Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeitura disponibiliza 75 pontos de vacinação contra a Covid-19 em Manaus

Publicidade

A Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19, executada pela Prefeitura de Manaus, continua atendendo toda a população manauara a partir de 6 meses de idade, tanto para iniciar quanto para completar o esquema vacinal. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá disponibilizar 75 pontos de vacinação contra a doença, de segunda a sexta-feira, 6 a 10/3, distribuídos em todas as zonas da cidade.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que grande parte das unidades funciona no horário comercial, de 8h às 17h, mas a Semsa também disponibiliza a imunização em oito postos de horário ampliado, que recebem o público até as 20h. A estratégia busca facilitar o acesso dos usuários à vacina, e ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 na capital.

Publicidade

“É importante que as pessoas mantenham seu esquema vacinal atualizado, principalmente com as doses de reforço, pois elas possibilitam o restabelecimento dos níveis de anticorpos adequados para evitar quadros graves da Covid-19. Quem não tomou a primeira nem a segunda dose, deve buscar um posto imediatamente, pois essa pessoa está vulnerável. A vacinação contribuiu com a redução de mortes e internações, e precisamos continuar fortalecendo essa rede de proteção”, afirma Shádia.

A lista com os endereços e horários das unidades está disponível no site da secretaria (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente no link bit.ly/localvacinacovid19. As informações também são publicadas diariamente nas redes sociais oficiais da Semsa (no Instagram, o perfil é @semsamanaus, e no Facebook, Semsa Manaus).

Vacinação infantil

De acordo com a secretária, as crianças de 5 a 11 anos devem ser levadas para receber o imunizante em 35 unidades de referência, já a vacinação de bebês de 6 meses até 4 anos de idade é feita em 14 unidades. É preciso levar o documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e caderneta de vacinação.

“O público infantil ainda é o grupo com os menores índices de vacinação contra a Covid-19 na capital, então precisamos sensibilizar os pais a levarem seus filhos aos nossos postos e garantir essa proteção. As vacinas salvam vidas, e no momento em que buscar a unidade, a família também pode aproveitar para atualizar outras doses do calendário básico, se houver alguma dose pendente”, orienta Shádia.

Reforço

Shádia Fraxe pede que o público verifique seu cartão de vacina e mantenha o esquema atualizado com as doses de reforço, seja terceira, quarta ou quinta, se estiver dentro dos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde, e conforme os intervalos estabelecidos.

Além das crianças a partir de 3 anos de idade, todos os adolescentes, adultos e idosos podem receber a terceira dose. A quarta dose está liberada para todo o público a partir de 18 anos de idade, e adolescentes imunossuprimidos de 12 a 17 anos. Pessoas a partir de 18 anos com alto grau de imunossupressão podem, ainda, tomar a quinta dose.

No mês passado, a Semsa iniciou a oferta da vacina bivalente contra a Covid-19 para sete grupos prioritários (idosos, gestantes e puérperas, indígenas aldeados, ribeirinhos, quilombolas, e pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência), que protege contra a cepa original do vírus e a variante ômicron. Esses grupos devem ter recebido pelo menos duas doses anteriormente, com a última dose aplicada há, pelo menos, quatro meses, para serem beneficiados com a bivalente.



Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Vacinação contra a Covid-19 segue neste sábado em 13 pontos de atendimento

elayne

Prefeitura de Manaus realiza ações de testes rápidos e imunização alusivas ao ‘Fevereiro Roxo’

elayne

Prefeitura alerta para ações de prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais