Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Prefeitura disponibiliza matrículas para Educação de Jovens e Adultos

Publicidade

Com o objetivo de oportunizar o acesso à educação a todas as idades, a Prefeitura de Manaus está ofertando vagas em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 68 escolas em todas as Divisões Distritais Zonais (DDZ) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Essa modalidade de ensino garante a escolarização para pessoas a partir dos 15 anos de idade em todas as fases do ensino fundamental, e as vagas podem ser preenchidas por livre demanda, não tendo data limite.

A rede municipal de ensino oferece a EJA no primeiro e segundo segmento. O primeiro segmento corresponde ao ensino fundamental anos iniciais, sendo composto de três fases, incluindo alfabetização; o segundo segmento corresponde ao ensino fundamental anos finais e é composto por duas fases.

De acordo com a gerente da EJA, Alina Bindá, os interessados devem se encaminhar às escolas para efetuar a matrícula. Além das unidades de ensino regular, Alina conta que a Semed tem uma unidade voltada exclusivamente para a modalidade.

“Nós temos o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) Samuel Benchimol, no São José, que oferece a modalidade no semipresencial, correspondendo ao 6º ao 9º ano no turno noturno. O aluno vai estudar de forma semipresencial, duas vezes na semana presencial e, nos outros dias, trabalha de forma híbrida”, completa.

Educação Transformadora

A EJA apresenta muitos exemplos de superação, como é o caso da professora Marlúcia Ferreira Melo, da escola municipal Elvira Borges, no bairro Compensa. Antes de ser professora da Educação de Jovens e Adultos, ela mesmo estudou na modalidade.

“Sou egressa da EJA e fiz as aulas na época do telecurso. Comprávamos os livros e íamos às escolas que tinha o projeto. Eu estudava na igreja do Santo Antônio, andava da Compensa 2 para o Santo Antônio, todas as noites”.

Ela acrescenta que é professora há 20 anos, e que é um privilégio atender a modalidade, até por conta do seu histórico. “Por isso tenho tanto compromisso com o ensino de EJA, pois sei que ele nos faz superarmos nossas dificuldades”, completa.

“Procure a escola mais próxima de sua casa e matricule-se. A educação mudou a minha vida e pode mudar a vida de mais pessoas”, recomenda o aluno Josué Tavares da Silva, 35, que estuda na 5ª fase do segundo segmento.

— — —

 – Alexandre Abreu/Semed

Fotos – Eliton Santos/Semed

Publicidade

Leia mais

Inscrições para o Encceja são prorrogadas até 25 de janeiro

elayne

Escolas municipais desenvolvem ações para incentivar os alunos a acompanharem as aulas remotas

elayne

Censo Escolar: Secretaria de Educação já supervisionou dados de 49 municípios do Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais