EMPREGOS e OPORTUNIDADES

Prefeitura e CMS/Manaus promovem capacitação de conselheiros locais de 18 unidades de saúde da zona Sul

Publicidade

Os conselheiros locais de saúde da zona Sul de Manaus participaram nesta quinta-feira, 23/11, no auditório da Universidade Paulista (UNIP), bairro Parque 10 de Novembro, de uma capacitação sobre o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

Promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), a capacitação representou uma das etapas da programação da 17ª Semana do Controle Social, evento que acontece anualmente com o objetivo de fortalecer a participação social no SUS, além de promover a integração dos conselheiros locais de saúde.

Publicidade

Durante o evento, o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, explicou que a Semana do Controle Social este ano foi realizada a partir da oferta da capacitação para os 663 conselheiros locais de saúde que atuam em 73 Conselhos Locais de Saúde (CLSs) distribuídos nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

“Em novembro, já foi realizada a capacitação dos conselheiros locais das zonas Leste, Rural e Norte, e a participação tem sido grande por parte dos três segmentos do controle social, com gestores, trabalhadores e usuários do SUS. O objetivo tem sido alcançado, que é qualificar a atuação dos conselheiros, abordando o papel de cada um, os objetivos dos CLSs e a importância do controle social para a melhoria dos serviços e do atendimento oferecido à população”, destacou Elson Melo.

Cada um dos 73 CLSs em Manaus atua na área de abrangência de uma Unidade Saúde da rede municipal. A zona Sul conta com 194 conselheiros, que integram 18 CLSs, atendendo 18 Unidades de Saúde, e que na capacitação receberam informações sobre: CMS/Manaus – Regimento Interno, Estrutura Organizacional e Fundamentação Legal; Controle Social em Saúde; Conselhos Locais de Saúde de Manaus; e Território do Distrito de Saúde.

“Essa capacitação é uma estratégia para qualificar os conselheiros, mas é importante que esse processo seja contínuo nos três anos de mandato, em que eles devem participar de conferências, debates, fóruns e rodas de conversa”, pontuou Elson Melo.

A técnica do Controle Social do Distrito de Saúde (Disa) Sul, assistente social Rosimary de Souza Lourenço, participou da discussão sobre o Controle Social em Saúde durante a capacitação e apontou que o processo de implantação dos Conselhos Locais foi iniciado em Manaus no ano de 2007, o que tem sido importante, porque representam mais um espaço para reflexão sobre como os serviços estão sendo oferecidos para a população.

“Os conselhos locais são espaços de discussão em que é preciso alinhar os interesses dos segmentos de gestores, trabalhadores e usuários do SUS em cada Unidade de Saúde, mas sempre com o objetivo de fortalecer o SUS e melhorar o atendimento à população”, afirmou Rosimary Lourenço.

A assistente social lembrou também que cada Distrito de Saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural) conta com uma área técnica, composta por profissionais de saúde, que atua com o objetivo de estimular o Controle Social e ampliar a participação social na fiscalização, na apresentação de propostas e na colaboração para a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde.

“A equipe de Controle Social no Disa Sul atua de forma a apoiar as ações do CMS/Manaus e dos Conselhos Locais, estimulando a participação social na gestão do SUS, apoiando os eventos para fortalecer o controle social, além de colaborar no diálogo entre a gestão e os conselheiros municipais e locais de saúde. Com a capacitação que está sendo realizada, temos a oportunidade de orientar os conselheiros sobre como a área técnica do Controle Social do Disa Sul pode ajudar na atuação de cada CLS”, explicou Rosimary.

Para a comerciante e conselheira municipal Francisca Merisce Souza, que representa os usuários da zona Centro-Sul de Manaus no CMS, a capacitação é um avanço para a atuação dos conselheiros locais que tomaram posse no mês de setembro para o mandato 2023-2026.

“Sou conselheira municipal há dois anos e antes fui conselheira local, mas ainda não tinha participado de uma capacitação. Sem uma capacitação, a pessoa vai fazendo o seu melhor para atender as demandas da comunidade, aprendendo no dia a dia. Os novos conselheiros terão mais facilidade a partir do que está sendo repassado na capacitação”, afirmou a conselheira.

A última etapa da 17ª Semana do Controle Social será realizada nesta sexta-feira, 24/11, com a capacitação de conselheiros locais da zona Oeste, também no auditório da Unip, com duas turmas nos horários das 8h30 às 12h00, e das 13h30 às 17h30.


Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa

Publicidade

Leia mais

Prefeitura e Unicef promovem oficina de combate ao racismo estrutural na infância

elayne

Sine Manaus oferta 615 vagas de emprego nesta quinta-feira, 25/1

elayne

Prefeitura de Manaus promove oficina de receitas natalinas a moradoras do Colônia Antônio Aleixo

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais