Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Prefeitura e MP-AM assinam Acordo de Cooperação para a implementação de Núcleos de Mediação Comunitária

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, assinaram, nesta quinta-feira, 1º/2, um Acordo de Cooperação Técnica para a instalação de Núcleos de Mediação Comunitária em locais estratégicos nas comunidades mais socialmente vulneráveis da capital amazonense.

De acordo com o projeto, a gestão municipal atuará na disponibilização de espaços físicos e recursos humanos para os equipamentos, contando com o suporte técnico do MP-AM para a capacitação de mediadores comunitários, a fim de fornecer um atendimento rápido, desburocratizado, gratuito e eficiente para a resolução extrajudicial de conflitos existentes nas comunidades. A reunião para assinatura do acordo foi realizada na sede do MP-AM, na zona Oeste.

Publicidade

“É um trabalho pensado para as comunidades mais vulneráveis e que será desenvolvido ao longo deste ano junto à população, envolvendo suas lideranças comunitárias e promovendo o protagonismo social desses cidadãos. Os mediadores, todos voluntários, diga-se de passagem, serão capacitados pelo Ministério Público para fazer a mediação de diversos tipos de conflito, objetivando fomentar a cultura da paz e da não violência nessas áreas”, explicou o secretário Eduardo Lucas, da Semasc.

Coordenadora Núcleo Permanente de Autocomposição do MP-AM, responsável pela idealização do projeto, a procuradora de Justiça Anabel Vitória Mendonça de Souza destacou que a principal finalidade da implementação dos Núcleos de Mediação Comunitária é fazer com que a comunidade trabalhe pela comunidade, no sentido de capacitar voluntários que, tendo a experiência pessoal e o conhecimento do contexto em que vivem, atuem para a promoção do bem-estar social nesses territórios.

“Queremos fazer com que a comunidade trabalhe pela comunidade. A partir do trabalho voluntário e buscando o caminho de uma convivência pacífica, pautada na comunicação não violenta e com a supervisão permanente do Ministério Público, esperamos que esses mediadores comunitários sejam capazes de trabalhar em prol da própria comunidade em que vivem”, afirmou.


Texto – Guilherme Pacheco / Semasc
Fotos – Diego Lima / Semasc


Publicidade

Leia mais

“Manaus prepara a maior compra de remédios da sua história”, afirma David Almeida

elayne

Casarão da Inovação Cassina recebeu mais de 8 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

elayne

Instalação de ecobarreira no Passeio do Mindu auxilia serviço de limpeza dos igarapés realizado pela Prefeitura de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais