DESTAQUEEDUCAÇÃO

Prefeitura e TJAM realiza capacitação do projeto ‘Justiça Restaurativa’ voltado para servidores da Semed

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Educação Municipal (SEMED), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), iniciou nesta segunda-feira, 22/4, a capacitação de facilitadores da metodologia em “Justiça Restaurativa”. O curso é direcionado para pedagogos, professores e administrativos de escolas da rede municipal de ensino e acontecerá na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul.

O objetivo da capacitação é oferecer subsídios aos profissionais da rede municipal para aplicarem práticas de Justiça Restaurativa no ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade, famílias, alunos e as pessoas que trabalham no espaço, garantindo uma inserção social mais solidária e cidadã. Além da resolução de conflitos, a Justiça Restaurativa pode ajudar os estudantes a ter mais empatia e a redescobrir a autoestima, melhorando suas relações interpessoais.

Publicidade

Durante a solenidade de abertura, a secretária municipal de educação, Dulce Almeida, pediu aos profissionais da Semed para multiplicarem o que aprenderem com outros colegas e, assim, tornar o ambiente escolar em Manaus mais fraterno.

“Multipliquem isso o máximo que vocês puderem, levem essas informações aos nossos outros colegas e as famílias dos nossos alunos para que a gente diminuir os problemas que enfrentamos diariamente na nossa sociedade e nas escolas”, frisou a secretária.

Na oportunidade, o coordenador da Central de Justiça Restaurativa do TJAM, juiz Luís Cláudio Chaves, salientou que a ideia do Tribunal é formar grupos de multiplicadores da Justiça Interativa a partir desta capacitação.

“A ideia deste projeto não é fazer uma intervenção nas escolas, mas formar equipes que são indicadas pela Semed, e depois estas próprias equipes vão fazer as ações dentro da secretaria. Ou seja, o que queremos é formar grupos de multiplicadores deste trabalho do TJAM na rede municipal de ensino, de forma mais abrangente, a partir deste grupo de facilitadores que vão participar desta capacitação”, frisou o juiz.

O curso será dividido em dois módulos. O primeiro será 22 a 29 de abril, com discussão de temas teóricos. O segundo, no período de 7 a 17 de maio, onde acontecerá a parte prática.

Na Semed o projeto justiça restaurativa é coordenado pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (NUPI), ligado a Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) da rede municipal de ensino. Segundo o coordenador do Nupi, Ricardo Simões, essa formação é uma espécie de curso piloto para disseminar a metodologia restaurativa na rede municipal de ensino com 21 servidores facilitadores neste primeiro momento.

“A ideia é capacitar 21 servidores da rede que vão se tornar facilitadores em justiça restaurativa. E o curso compreende uma parte teórica e prática e contém 500 horas de carga horária. Ao final da capacitação os servidores estarão aptos a aplicar a metodologia restaurativa, constituindo a justiça restaurativa nas suas escolas”, explicou Ricardo.

Umas das facilitadoras do curso é a pedagoga da Escola Municipal Maria Lena de Souza Alcântara, Antônia da Costa. “Acho que vai me ajudar muito a gerir algumas situações que acontecem no ambiente escolar, no meu dia-a-dia, então estou muito entusiasmada por esse curso”, afirmou Antônia. 

Após a capacitação, os servidores escolhidos estarão qualificados para implementar o método nas unidades de ensino em que trabalham. O NUPI ficará responsável também por fornecer as orientações prévias aos chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZ’s), coordenadores pedagógicos e gestores das escolas selecionadas, acompanhando a execução de todo o projeto.

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Publicidade

Leia mais

Estudantes da rede estadual também podem assistir aulas por aplicativo de celular durante regime especial

elayne

Intervenção na rua Itaberaba será finalizada em uma semana, anuncia prefeito de Manaus

elayne

Prefeitura de Manaus alerta para alterações no trânsito e transporte na ‘Marcha para Jesus’ neste sábado, 10/8

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais