Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeitura faz repescagem da vacinação para grupo de 18 a 59 anos, com comorbidades, neste sábado

Publicidade

Pessoas de 18 a 59 anos que possuam alguma das comorbidades constantes no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que ainda não tenham recebido a primeira dose, devem procurar, neste sábado, 15/5, das 9h às 16h, um dos sete pontos estratégicos da Prefeitura de Manaus, para se vacinar. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fará a repescagem geral para os que não conseguiram comparecer durante a semana.

A aplicação da primeira dose nesse grupo, foi retomada no último sábado, 8, após a suspensão, por dez dias, como medida para evitar que faltassem imunizantes para a segunda dose de quem já havia iniciado o ciclo. A partir do recebimento de novas remessas, a Semsa reabriu o atendimento desse público, observando a divisão de grupos de idade por dia da semana.

Publicidade

“Estamos vacinando esse público desde o dia 29 de março e, até hoje, já atendemos a 84.104 pessoas com a primeira dose. A orientação do prefeito David Almeida é que não deixemos ninguém dos grupos mais vulneráveis sem vacina. Por isso, peço a quem se enquadre nesse público que compareça para ser imunizado”, orienta a titular da Semsa, Shádia Fraxe. 

Os registros do “vacinômetro” municipal indicam que até as 16h desta sexta-feira, 14, as cinco maiores comorbidades na faixa de 18 a 59 anos vacinados são diabetes mellitus (33.739); hipertensão de difícil controle ou com complicações/lesão de órgão alvo (26.228); obesidade grave com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 40 (9.533); imunossuprimidas (5.944); e doenças cardiovasculares e cerebrovasculares (5.453).

Segunda dose

Simultaneamente, a Semsa está atendendo os públicos para os quais a plataforma Imuniza Manaus já fez o agendamento das datas para a segunda dose. “Com essa ferramenta, conseguimos planejar as etapas da vacinação. Com base no quantitativo de cadastrados, em cada segmento de cada grupo, o próprio sistema faz a distribuição por posto, o que facilita o atendimento nas estações de vacinação”, explica a secretária.

Para fazer o cadastramento, basta acessar o link https://imuniza.manaus.am.gov.br/ e seguir as etapas até a finalização do processo. Na data agendada para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação, com foto, o CPF e, no caso de comorbidades, o laudo médico – original e uma cópia.

Além disso, a Secretaria de Saúde do município segue vacinando grávidas e puérperas (mulheres com até 45 dias do pós-parto), com comorbidade. Para esse público, a imunização acontece exclusivamente no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua Gandu, 119, na Cidade Nova, zona Norte.

Também a partir deste sábado, começarão a ser imunizadas pessoas com deficiência permanente (PcDs), de acordo com o que estabelece o Anexo 2 do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Serão contemplados os que apresentam deficiência física, auditiva, visual, intelectual (inclusive autismo), mental e múltiplas, além de ostomia e nanismo. 

De acordo com a programação da Semsa, inicialmente serão atendidos os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), sendo que os de 40 a 59 anos devem procurar os postos no sábado e os de 18 a 39 anos, na próxima segunda-feira, 17. 

— — —Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Publicidade

Leia mais

Novo posto de vacinação contra Covid-19 amplia capacidade de atendimento para 10 mil pessoas por dia

elayne

Usuários das unidades de saúde da prefeitura já contam com acesso on-line a resultados de exames de imagem

elayne

Plano de Contingência: HPS Platão Araújo terá novo fluxo para atendimento de pacientes

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais