Conexão Amazônica
CULTURADESTAQUE

Prefeitura inicia reuniões com artistas do Audiovisual e Música para elaboração de editais

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), deu início, na tarde desta segunda-feira, 13/5, à rodada de reuniões devolutivas com os artistas dos segmentos audiovisual e música, no Casarão da Inovação Cassina, para a elaboração do planejamento para a execução da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).

Para o presidente do Concultura, Neilo Batista, essa devolutiva é importante para os segmentos artísticos culturais de Manaus e no atendimento à legislação, sobretudo no que se refere ao chamamento e consulta aos segmentos. “Foi isso que nós fizemos no nosso setorial das oitivas, e agora, na devolutiva, a gente está trazendo a resposta do que foi colhido na primeira escuta. Com isso, a gente vai formulando a construção do processo da Pnab”, explicou Neilo.

Segundo ele, Manaus tem uma política participativa, inclusiva, democrática, e a Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, está procurando fazer da melhor forma, ouvindo os artistas, os fazedores de cultura, para a construção desse processo junto aos segmentos e trabalhadores da cultura.

A conselheira do segmento audiovisual, Dominique Jaci, ressaltou a  importância da reunião a respeito das devolutivas como preparação dos editais pelo Concultura da Pnab. “Nós já tivemos o primeiro ciclo de oitivas, com todos os segmentos e foi muito importante ouvir as demandas do segmento em relação à lei. Então, é muito importante para acompanharmos o passo a passo de como está acontecendo a lei em nível nacional, até chegar junto à construção dos editais”, disse.

Ela reforçou que esse plano vem para vigorar durante os próximos cinco anos, no esforço de reconstrução da classe cultural pós-pandemia. “Então, é importante a participação das pessoas para conseguirmos distribuir essa verba da melhor forma”, informou.

Agenda

Durante esta semana, serão realizados os encontros com todos os demais segmentos da cultura.

Na terça-feira, 14/5, será a vez dos segmentos de Cultura Popular e Dança, no Casarão Cassina, às 18h. Na quarta-feira, 15/5, será o segmento de Artes Visuais, às 18h, no Palácio Rio Branco. Na quinta-feira, 16/5, dos segmentos Cultura Étnica, às 14h, no Palácio Rio Branco, e às 18h, segmento Literatura, no Casarão Cassina. Na sexta-feira, 17/5, segmentos de Hip-Hop, às 14h, e Teatro e Circo, às 18h, no Palácio Rio Branco.

Nesta rodada de reuniões devolutivas, os artistas têm a oportunidade de ter respondidas as questões levantadas nas oitivas, realizadas em abril. As escutas públicas são obrigatórias para a elaboração do plano de ação e dos editais da Pnab, para fomentar os setores artísticos.

Texto –  Cristóvão Nonato / Concultura

Fotos – Valdo Leão / Semcom

Publicidade

Leia mais

Terra & Mar será palco do show de Márcia Siqueira, neste sábado,30 

Daly Ruiz

Profissionais da educação infantil da Prefeitura de Manaus participam da 1ª oficina ‘Unidade Amiga da Primeira Infância’

elayne

Hapvida amplia área de negócios com criação da Diretoria de ADS e Parcerias

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais