Seja em avenidas, ruas e locais de grande movimentação, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), atua para manter a fluidez dos veículos e a segurança de condutores e pedestres na capital amazonense. Nesses 1.000 dias da gestão do prefeito David Almeida, as operações de trânsito foram intensificadas com foco na orientação e na fiscalização de irregularidades em diversos modais, totalizando cerca de 55 mil ações aplicadas para ordenar e regularizar o tráfego nas vias da cidade, e ajudando até a reduzir o número de acidentes de trânsito em 6,4% (de janeiro até 19 de setembro de 2023), em comparação com o mesmo período do ano passado.
Investimentos feitos na renovação da frota de ônibus da cidade, em tecnologia, como ainda no uso de semáforos inteligentes, abertura de novas vias e construção de novos viadutos, além da implementação do Passe Livre Estudantil, são outras ações intensificadas pela prefeitura, por intermédio do IMMU, que estão mudando a vida da população para melhor na mobilidade urbana da capital.
Morador da Comunidade São Pedro, o empresário João Pedro Leite, 26 anos, já acompanhou operações de trânsito realizadas na avenida Torquato Tapajós, visando ordenar a via e prevenir acidentes no local e elogiou as fiscalizações realizadas. “Não só acho esta ação apenas importante, mas considero uma necessidade aqui na área. Por esta avenida, trafegam ônibus e caminhões. São veículos que representam um perigo, caso alguém caia no meio da rua ao disputar o espaço com motocicletas. Infelizmente, muita gente pensa que a faixa de pedestre é retorno. Mas isto é uma falta de respeito com a população, que atravessa a rua neste local”, frisou o empresário.
O chefe do Executivo municipal destacou a importância das ações educativas e das operações de trânsito no ordenamento urbano da capital.
“Nós estamos trabalhando intensamente para solucionar diversas questões relacionadas à mobilidade urbana de Manaus, e já avançamos muito, com a chegada dos novos ônibus, reforma dos terminais de integração, revitalização da sinalização viária. Essas ações voltadas para o trânsito e transporte garantem mais segurança e ordenamento aos condutores e pedestres. Por isso, a prefeitura cumpre seu papel executando diversas fiscalizações, mas também desempenhando um trabalho de educação, para que haja conscientização sobre as leis e regras no trânsito”, enfatizou o prefeito David Almeida.
Desde o início de 2021, o IMMU cumpriu 31 mil ordens de serviços e apoio em grandes eventos em todas as zonas da cidade. O instituto promoveu ainda 22.827 ações da operação Calçada Livre, para desobstruir a passagem para pedestres. As operações em frente a escolas somaram 1.095 ações da operação Curumim, que auxilia a travessia de estudantes em vias de grande movimento de pedestres.
De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, cada operação tem uma finalidade específica, atendendo faixa de pedestres, voltadas ao transporte de carga, motocicletas e ainda para os próprios ônibus de transporte coletivo, sejam os ônibus convencionais ou alternativos e executivos.
“Essas operações têm uma finalidade de ordenamento, para que haja uma circulação mais segura dentro das características do trânsito. A importância delas é para que a cidade tenha mais segurança, com pessoas dirigindo em velocidade compatível com a via, estacionadas em locais adequados, respeitando todas as normas de trânsito, inclusive, com relação aos itens de segurança do veículo e das motocicletas”, frisou Paulo Henrique.
Autuações por irregularidades
A fiscalização de veículos pesados resultou em 2.706 autuações motivadas por irregularidades e foram emitidas ainda mais 10.061 autuações por estacionamento irregular em vagas de idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs) em grandes comércios e shoppings da cidade, desde o início da atual administração municipal.
Paulo Henrique ressaltou também que as operações têm seu aspecto educativo. “Educação sem punição, no trânsito, não funciona muito bem; assim como só punição, sem educação, também não funciona bem. É preciso que as duas andem lado a lado, assim como a engenharia. Então, o trânsito é sempre baseado nesse tripé, fiscalização, engenharia e educação. É esse conjunto de ações que vão tornar o trânsito mais seguro, vão dar resultado. Se apenas um deles estiver isolado, não há resultado, na prática”, disse.
Já o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, completou que as operações de trânsito tiveram papel essencial para resguardar também a saúde e o bem-estar da população manauara.
“Desde o início da atual gestão, o IMMU tem atuado de forma ativa. Ainda durante a pandemia, demos apoio a diversas secretarias. Um exemplo foi o auxílio na limpeza pública, para garantir a segurança da população e ainda na sanitização em ambientes públicos. Tivemos também as operações no período das cheias, em que os agentes de trânsito estiveram ativamente trabalhando, realizando desvios e orientando os condutores”, lembrou.
Edson Leda ainda destacou a redução no número de acidentes fatais. “Se pegarmos os índices de diminuição de acidentes, nós vamos ver que do ano passado para este ano, nesse período, tivemos um índice de redução de acidentes fatais significativo na cidade de Manaus. Todas as operações que realizamos, como a carga pesada, travessia de pedestre, fiscalização de farol apagado à noite, são ações que nós fazemos para trazer segurança”.
Texto – Álisson Castro / IMMU
Foto – Divulgação / IMMU