Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura mobiliza população com 274 pontos para vacinação contra influenza e multivacinação neste sábado

Publicidade

Com o objetivo de elevar os índices de cobertura vacinal e reforçar a proteção da população contra síndromes gripais e doenças preveníveis, a Prefeitura de Manaus realizou, neste sábado, 25/11, o “Dia D” da vacinação contra a influenza e da multivacinação. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a mobilização ocorreu das 8h às 16h, com a oferta de imunizantes em 274 pontos de atendimento distribuídos em toda a capital.

Foram intensificadas, no “Dia D”, as ações da Semsa para vacinação contra a influenza (gripe), voltada a pessoas de 18 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), incluindo aquelas que já receberam o imunizante neste ano, e da multivacinação, que visa a atualização vacinal de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. As estratégias iniciaram no dia 13/11 e seguem até 15/12.

Publicidade

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, ressaltou que a ação contou com a participação de 1.650 servidores da Semsa, ofertando vacinas em 167 salas da rede básica de saúde, além de postos volantes em escolas, condomínios, supermercados e outros locais de grande circulação. O objetivo, conforme o gestor, é reforçar a proteção da população contra agravos preveníveis pela vacinação.

“Essa ação ajuda a elevar a cobertura vacinal e a evitar o retorno de doenças já controladas. O sarampo, por exemplo, não teve casos registrados neste ano no Brasil, mas é preciso seguir com a cobertura alta para manter essa e outras doenças imunopreveníveis afastadas”, enfatizou o subsecretário, que acompanhou a vacinação na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. José Rayol dos Santos, no bairro Chapada.

O pequeno Tom, de 1 ano e quatro meses, foi uma das crianças que teve a caderneta de vacinação atualizada no “Dia D”. A mãe a auxiliar administrativa Aline Dantas compareceu na USF Dr. José Rayol dos Santos e contou que faz questão de manter as vacinas do filho atualizadas, para mantê-lo sempre com saúde e livre de doenças.

“Venho aqui todos os meses, sempre que ele precisa tomar vacinas, justamente para que ele tenha maior imunidade. A vacina salva, e como eu, que tenho todas as doses contra a Covid-19, meu filho já se vacinou e vai continuar se vacinando enquanto for necessário”, disse.

O desejo de reforçar a proteção e preservar a saúde também foi o que levou Armindo Teles Mathias dos Santos, de 70 anos, a procurar a USF José Rayol para receber a vacina contra a influenza. “Tomo todos os anos, nunca deixei de tomar. E dá certo, porque eu quase não estou gripando, e quando tenho gripe é passageiro, um remedinho simples resolve. Vou tomar sempre, pois o mais importante é a saúde”, declarou.

Neste ano, pela primeira vez, a vacinação contra a influenza ocorre no segundo semestre na região Norte. A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explicou que a mudança no calendário do Ministério da Saúde será mantida daqui para a frente, atendendo a sazonalidade da região, onde o período de chuvas, com maior risco de transmissão da gripe, ocorre nos meses de novembro a abril.

“Por isso, é importante que mesmo as pessoas que já se vacinaram contra a gripe neste ano repitam a dose agora. No ano que vem não haverá vacinação em abril, mas somente em novembro, e quem não se vacinar vai ficar muito tempo sem cobertura contra a doença”, orientou a gerente.

Ainda no “Dia D”, as equipes que atuam nas USFs da Semsa deram continuidade à busca ativa de usuários, a fim de alcançar o maior número de pessoas vacinadas. A diretora da USF José Rayol, Ângela Santos, relatou que a estratégia inclui o levantamento de crianças e adolescentes com vacinas em atraso e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde.

“Além da vacinação em todas as unidades básicas da rede municipal, funcionando até as 16h, tivemos equipes em ação nas ruas, fazendo a busca ativa de idosos acamados e crianças com atraso vacinal. Essas ações estão ocorrendo em todas as zonas da cidade”, informou.

Estratégias

A vacinação contra a influenza iniciou no dia 13/11 e segue até 15/12, com a meta de imunizar pelo menos 90% das pessoas de sete grupos prioritários nesse período. São eles: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos a partir de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas, que somam 567.752 pessoas na capital amazonense.

Outros 11 grupos prioritários não têm meta definida na vacinação, sendo o objetivo da ação alcançar o maior número possível de vacinados dessas populações.  São elas: pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; Forças Armadas; forças de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; caminhoneiros; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

Ao lado da ação contra a influenza, a Semsa realiza a multivacinação infantil, voltada a crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, com a oferta de todos os 17 imunizantes do calendário básico recomendados para essa população.

Na estratégia, que segue também até o dia 15/12, são oferecidas as vacinas: BCG, Hepatite B, Poliomielite VIP, Poliomielite VOP, Rotavírus, Pentavalente (DTP + HIB + HB), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), DT (Difteria e Tétano), Papilomavírus Humano, Varicela, Hepatite A, Meningocócica ACWY, e dTPa (adolescentes grávidas).

Para receber os imunizantes recomendados, os usuários devem buscar os pontos de atendimento portando documento oficial de identificação, CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS) e cartão de vacina. 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

Publicidade

Leia mais

No dia do radialista, FEI destaca potencial de rádio indígena

elayne

Avenida General Rodrigo Otávio recebe serviço de limpeza da prefeitura

elayne

Empresa promove lives sobre meio ambiente e seus impactos em tempos de Covid-19

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais