A ação conjunta reuniu a Polícia Militar, Instituto Municipal de trânsito (IMTTI), Secretaria municipal de Meio Ambiente, secretária municipal de Finanças (setor de tributos), Guarda Municipal e Conselho Tutelar, através das conselheiras Paula Prestes e Fabiana Viana. A operação lançou a atuação das conselheiras empossadas na mesma data (sexta-feira, 10).
A iniciativa surgiu para atender as inúmeras denúncias feitas aos órgãos como IMTTI, meio ambiente e Conselho Tutelar. A constatação de excessos na vida noturna da cidade deixa adolescentes e jovens livres para promover a “barulheira” em via pública, causando incômodo a ordem pública e moradores. Durante a operação bares e casas noturnas receberam a visita e algumas orientações importantes com relação a frequência de menores e venda de bebidas. Além desses, os postos de combustíveis também foram visitados para inibir a constante aglomeração em torno dos “paredões ensurdecedores “; uma questão que vem se arrastando por tempos sem que houvesse um limite para os excessos.
O IMTTI e seus agentes de trânsito devidamente credenciados pelo DETRAM AM, realizaram procedimentos normais orientando e conscientizando os condutores de veículos. O saldo foi positivo e conduziu ao pátio do órgão, 16 motocicletas irregulares e 1 carro.
De acordo com o diretor do IMTTI são constantes as abordagens de menores conduzindo motocicletas e carros, cometimento de infrações graves que colocam em risco a vida das pessoas. A Secretaria de Finanças também teve saldo positivo na visitação, com o setor de tributos averiguando os alvarás de funcionamento dos estabelecimentos e notificando os irregulares. Novas operações acontecerão sem data a ser divulgada.