Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Prefeitura oferta serviços de saúde a moradores do Puraquequara no ‘Manaus Mais Cidadã’

Publicidade

Aferição de pressão, consultas médicas e aplicação de vacinas estão entre os serviços de saúde que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai ofertar à população no “Manaus Mais Cidadã”. A primeira edição deste ano do mutirão de serviços públicos acontece neste sábado, 20/1, das 8h30 às 14h, na escola municipal São Sebastião, na rua Boa Vista, na comunidade Vila do Puraquequara, no bairro Puraquequara, zona Leste da capital.

Para o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, o “Manaus Mais Cidadã” é uma oportunidade importante para se levar os serviços da saúde para mais perto da população, atendendo a determinação do prefeito David Almeida.

Publicidade

“Levando profissionais de saúde até as comunidades, fora do horário comercial, nós conseguimos facilitar o acesso a consultas e exames por pessoas que necessitam, mas que muitas vezes não têm condições de buscar essa assistência”, assinala.

No mutirão, equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Platão Araújo e do Distrito de Saúde Leste da Semsa vão ofertar serviços de triagem e aferição de pressão, consultas com clínico geral, vacinação de rotina e da Covid-19 para adultos e crianças, coleta do preventivo do câncer do colo do útero, exames de pele para hanseníase, testes rápidos para hepatites B e C, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e Covid-19, e dispensação de medicamentos e preservativos.

Para os atendimentos, os usuários devem apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e CPF, além do cartão de vacina, no caso de atualização vacinal.

Também no mutirão, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Semsa, estarão a postos para vacinar cães e gatos contra a raiva humana. Os animais devem ter a partir de 3 meses de idade e estar em boas condições de saúde para receber o imunizante. Os tutores podem ainda fazer o agendamento para o serviço de castração, realizado na sede do CCZ, na avenida Brasil, s/nº, bairro Compensa, zona Oeste.

O “Manaus Mais Cidadã” contará ainda com equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192) da Prefeitura, que vai manter uma ambulância para apoio e primeiros socorros durante o evento no Puraquequara.

Atendimentos

Coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), o programa “Manaus Mais Cidadã” contabilizou, em 2023, mais de 165 mil atendimentos realizados a moradoras e moradores de comunidades em áreas de vulnerabilidade social, em todas as zonas geográficas da capital.

Além da Semsa, o programa tem o apoio das secretarias municipais do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (SemmasClima), de Limpeza Urbana (Semulsp), de Infraestrutura (Seminf), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Administração e Planejamento (Semad), de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) e de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), da Fundação Manaus Esporte (FME), da Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), da Fundação Dr. Thomas (FDT), da Casa Militar e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).

Também apoiam a iniciativa a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a Amazonas Energia, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM), as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) com escritórios em Manaus e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

— — —

 Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Argentina compra gás natural da Petrobras para conter escassez

elayne

Dia Mundial do Coração: doenças cardíacas respondem por 35% dos óbitos femininos no mundo 

elayne

Prefeitura de Manaus realiza quase 80 mil atendimentos em quatro edições do ‘Sabadão da Saúde’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais