Os moradores do residencial Viver Melhor 2, etapa 1, no bairro Lago Azul, zona Norte da capital, terão acesso a partir desta quinta-feira, 20/5, a uma série de serviços de saúde da rede de atenção básica que serão prestados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Unidade Básica de Saúde Móvel (UBS Móvel) 1.
A unidade, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ficará na rua Ararabóia, em frente à Igreja Assembleia de Deus, e ofertará consultas com clínico geral, consultas de enfermagem, testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), coleta de preventivo, inserção e marcação de procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg), e dispensação de medicamentos durante três semanas, inicialmente.
Até quarta-feira, 19/4, a UBS permanece na comunidade das Pedras, no bairro Grande Vitória, na zona Leste, onde a unidade iniciou os atendimentos no dia 3/4.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, explica que a UBS Móvel 1 vai ser um importante apoio para os moradores do Viver Melhor. Djalma reitera que as unidades móveis são fundamentais para suprir as demandas da população nos vazios assistenciais.
“Essas unidades são um apoio fundamental porque permitem que o acesso aos serviços de saúde seja ampliado atendendo a população nos vazios assistenciais na área da saúde, evitando que muitos quadros se agravem e as ações de promoção à saúde sejam fortalecidas”, acentua.
As Unidades Básicas de Saúde Móveis 2, 3 e 4 seguem dando suporte às Unidades Básicas de Saúde Armando Mendes, no bairro Manoa, na Zona Norte; Geraldo Magela, no bairro Armando Mendes, na zona Leste; e Lindalva Damasceno, na zona Oeste; que estão em reforma.
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa