Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Prefeitura produz cartilha para fortalecer estratégias de prevenção à gravidez na adolescência

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), elaborou duas cartilhas sobre a prevenção à gravidez na adolescência: uma direcionada ao público adolescente e outra voltada às equipes da Rede de Atenção Primária à Saúde (APS).

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, explicou que as cartilhas são instrumentos criados com o objetivo de favorecer o diálogo entre as equipes e os usuários e, assim, aprimorar a qualidade do atendimento nas unidades da Semsa.

Publicidade

“As cartilhas são meios facilitadores dessa interlocução entre o profissional de saúde, que atende na ponta, e esse público, que muitas vezes desconhece como a rede primária de assistência à saúde pode lhe apoiar com orientações, métodos contraceptivos e informações sobre o autocuidado, contemplando a necessidade de cada usuário”, esclareceu Djalma Coelho.

A publicação dirigida aos adolescentes, que contempla a população dos 10 aos 19 anos, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), agrega orientações sobre saúde sexual e reprodutiva com a exposição dos métodos contraceptivos, oferecidos na APS, para os adolescentes e mostra seus direitos e deveres, conforme as bases do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O título da publicação “O que precisamos saber sobre a prevenção da gravidez na adolescência” demonstra a linguagem interativa na abordagem dos conteúdos, que é apoiada por ilustrações para facilitar a compreensão sobre a importância de conhecer as implicações de uma gravidez não planejada neste período da vida.

A publicação apresenta, ainda, QR codes que mostram o endereço e horário de funcionamento das unidades da Semsa em todas as zonas geográficas da capital e a íntegra do ECA.

Já o “Guia de Orientações para profissionais na Consulta de Adolescentes: Navegando na questão da adolescência”, foi estruturado para qualificar o atendimento das equipes à população adolescente.

A publicação reúne informações sobre o fluxo de atendimento, princípios que facilitam a relação entre profissionais de saúde e os usuários (confidencialidade da consulta, escuta qualificada e outros direitos), exames físicos, antropometria na atenção à saúde de meninas e meninos, gráficos e notas técnicas.

— — —

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa  

Publicidade

Leia mais

Assédio é principal violência a meninas e mulheres em ambiente virtual

elayne

Ex-bailarina do Faustão revela como família descobriu sua bissexualidade: ‘Tão natural’. VEJA FOTOS

elayne

R$ 1 bilhão: falta de repasses ameaça Polo Naval do AM

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais