Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Prefeitura promove encontro ‘PRÓ-Sistema de Avaliação da Educação Básica’ para educadores

Publicidade

Aulões, simulados, videoaulas são algumas das ações que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou nesta quarta-feira, 18/8, durante o encontro “PRÓ-Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)” para os educadores da rede municipal de ensino. O evento ocorreu pelo YouTube, no canal da “Semed Educação Manaus”, e contou com a participação de mais de 600 profissionais, entre professores, pedagogos, assessores e gestores escolares.

O objetivo foi fortalecer as ações da Secretaria para a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e apresentar os resultados da primeira Avaliação da Desempenho dos Estudantes (ADE), que aconteceu em junho para os alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) 3ª e 4ª fase.

Publicidade

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, participou da live e destacou a confiança que o prefeito de Manaus, David Almeida, tem na competência dos professores da rede municipal de ensino.

“O prefeito David e eu estamos muitos preocupados com a educação, mas nós confiamos e acreditamos muito na competência de todos os professores da Semed. Toda nossa equipe leva muito em consideração todas as dificuldades que passamos desde o ano passado, por isso que fazemos tudo para reduzir todos esses danos, por isso trabalhamos para levar um pouco mais de conforto e de uma forma que a gente consiga alcançar um resultado satisfatório”, esclareceu o titular da pasta.

Para o subsecretário de Gestão Educacional, Carlos Guedelha, a preparação para o Saeb envolve várias ações, estratégias, além de uma autoavaliação para alcançar bons resultados. “Precisamos fazer uma autoavaliação sobre o que temos feito e intensificando o que precisamos fazer. Que estratégias, ações são necessárias para alcançar bons resultados. Esse tipo de encontro proporciona uma reflexão sobre o nosso trabalho, e assim a gente possa seguir com mais firmeza nos nossos objetivos”, mencionou Guedelha.

Ações
Para alcançar bons resultados no Saeb, a Semed já utiliza a plataforma digital “Super Ensino”, que dispõe de vários exercícios, videoaulas, aulas contextualizada com temas regionais e habilidades de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, os alunos do 5º e 9º ano já iniciaram “Aulão Pró-Saeb” ao vivo no próprio canal do YouTube da Super Ensino. Os alunos também farão simulados Pró-Saeb, que iniciam no fim do mês de agosto e mais dois em setembro e outubro.
De acordo com a chefe da Divisão do Ensino Fundamental (DEF), Marivalda Melo, todas as atividades foram pensadas por toda equipe da Semed e devem ser utilizadas pelos alunos e professores.

“Pensando nessa defasagem que sofremos desde 2020, foi que a DEF preparou um material específico que está na plataforma da Super Ensino, é um material de reforço com conteúdos que não foram trabalhados no ano passado. Todo material está disponível para que os alunos e professores utilizem. Toda a Semed tem se empenhado para que a aprendizagem continue mesmo à distância, mas precisamos da colaboração de todos”, disse Marinalva.

ADE
Por conta das aulas de forma remota, a participação dos alunos na avaliação foi de 70,04%, ausentes 26,18%, abandono 0,16% e transferido 3,62%. O desempenho das turmas dos anos iniciais foi de 73,88% em língua portuguesa e 74,15% em matemática no 2º ano, no 3º ano, foi de 72,29% em língua portuguesa e 59,59 em matemática, no 4º ano, 42% em língua portuguesa e 45,22% em matemática e, nos 5º anos, os alunos alcançaram 47,83% em língua portuguesa e 45,36% em matemática.
Já nos anos finais, que correspondem aos 6º, 7º, 8º e 9º ano, o desempenho na língua portuguesa ficou 47,35% para o 6º ano, 53,09% para o 7º ano, 52,91% para o 8º e 64,78% para o 9º. Em matemática, a média foi de 41,1% para o 6º ano, 37,15% para o 7º, 34,44% para o 8º e 35,22% para o 9º ano.

No EJA, 3ª e 4ª fases alcançaram 54,5% e 55,67%, em português, consecutivamente, e, em matemática, a 3ª fase ficou com 66,08%, a 4ª fase, com 49,41%.

De acordo com a assessora da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, Nataliana Paiva, os resultados da avaliação mostram o quanto é necessário que as aulas voltem a ser presenciais.
“Tivemos um leve declínio daquilo que a gente vem apresentando durante todos esses anos, e isso já é um reflexo da própria pandemia de como os nossos alunos precisam da gente e de como nós precisamos deles e do esforço que todos vamos precisar fazer para recuperar os resultados que já tínhamos alcançado”, informou a educadora.


Texto – Érica Marinho/Semed
Fotos – Cleomir Santos/Semed

Publicidade

Leia mais

Prefeitura realiza segundo encontro de gestores escolares das unidades de ensino que atendem a EJA

elayne

Escola João Goulart será totalmente reconstruída pela Prefeitura de Manaus

elayne

Termina hoje prazo para adesão de universidades ao Sisu

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais