A Prefeitura de Manaus, por meio Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), promoverá o workshop “Enfrentamento de emergências e crises humanitárias no município de Manaus: diálogos, saberes e construções”, nesta sexta-feira, 16/12, no auditório Sônia Barreto da Escola do Legislativo, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.950, Parque 10 de Novembro.
O evento, realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), tem o objetivo de reunir atores institucionais para compartilhar experiências e boas práticas sobre as ações de enfrentamento às emergências e crises humanitárias no município de Manaus.
A programação acontecerá das 8h às 17h30, com a realização de mesas-redondas, palestras e círculos de vivências que vão abordar temas relacionados aos refugiados, migrantes e suas vulnerabilidades, enfrentamento às emergências sobre cobertura vacinais na Atenção Primária e Atenção Indígena em contexto urbano e rural, enfrentamento à H1N1 e os desafios impostos pela Covid-19.
Para a diretora-executiva da Escola Municipal de Saúde Pública de Manaus (Esap), que faz parte da Semsa, Karina Cerquinho, o evento será muito produtivo para o compartilhamento de experiências que foram desafiadoras para a rede de atenção básica de saúde.
“Esperamos que todos apreciem a importância desse evento, que será um espaço privilegiado para trocas, falando sobre as experiências adquiridas em situações que exigiram muito dos atores sociais, dentre os quais, os gestores da saúde. O apoio de outras instituições para dar uma resposta rápida a uma série de problemas que nunca tínhamos enfrentado, como foi o caso da primeira onda da Covid-19, foi fundamental. O workshop é uma forma de validar esse aprendizado”, explica.
Texto – Divulgação / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa