Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura promove manhã de convivência a famílias em situação de trabalho infantojuvenil

Publicidade

Dando continuidade ao cronograma de ações da “Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta terça-feira, 31/10, uma manhã de convivência especialmente voltada a famílias identificadas pelas equipes de abordagem social em situação de trabalho infantojuvenil ao longo do ano, mas que, por diversos motivos, não aderiram aos encaminhamentos para o acompanhamento institucional em equipamentos socioassistenciais.

Realizada no parque Cidade da Criança, na zona Centro-Sul, a programação teve o objetivo de aproximar essas famílias do poder público e propor, novamente, o acompanhamento dentro dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) para a avaliação de suas demandas sociais. Mais de 50 crianças, acompanhadas dos pais ou responsáveis, participaram de atividades lúdicas, esportivas e socioeducativas ao longo da manhã.

Publicidade

“Nosso objetivo é integrar essas famílias aos nossos equipamentos e lhes mostrar que existe uma saída da situação de trabalho infantojuvenil vivida por essas pessoas. O que desejamos hoje é oferecer a oportunidade de que essas crianças tenham um prazeroso dia de lazer e que suas famílias entendam a importância disso”, destacou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.

A ação contou ainda com o apoio das organizações da sociedade civil Instituto Jovens do Futuro, O Pequeno Nazareno, Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (Nacer) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL) para o desenvolvimento de brincadeiras, atividades esportivas, atrações culturais, pintura facial e doação de brinquedos aos pequenos.

Para além das atividades voltadas para o público infantil, as equipes do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Semasc ainda realizaram rodas de conversa com os pais e responsáveis presentes, apresentando os principais trabalhos e serviços prestados pela secretaria, as consequências do trabalho infantojuvenil para o desenvolvimento saudável de seus filhos e realizando novos encaminhamentos para o atendimento socioassistencial nesses equipamentos. Ao fim do dia, as famílias também receberam cestas básicas.

De acordo com a chefe da Divisão Especial de Média Complexidade do DPSE, Márcia Helena Braga, muitas das famílias convidadas a participar da manhã de convivência são residentes das zonas Norte e Leste da cidade e que já teriam sido abordadas diversas vezes desde o início dos trabalhos da campanha. Para Márcia, independente dos motivos que levaram essas famílias a não aderirem ao acompanhamento institucional, é dever da Rede de Proteção Social buscar meios para a integração dessa população.

“Pensando nesse contexto de desconfiança para com o poder público, decidimos organizar um dia diferente, mais leve e com o intuito de apresentar a essas mães e filhos o que podemos fazer por eles dentro dos nossos equipamentos. A partir desse momento de lazer, mas também de conversa franca, esperamos que essas famílias entendam que estamos aqui apenas para garantir a sua proteção social e assegurar seus direitos”, explicou.

Moradora do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, a dona de casa Fernanda S. C., de 21 anos, participou da programação ao lado dos dois filhos, e destacou a importância das atividades realizadas para o cotidiano dos filhos.

“Para nós, como mães, é muito gratificante ver nossos filhos se divertindo, vivendo algo diferente do habitual. É uma satisfação enorme poder participar disso e reconhecer a importância dessa ação para as nossas famílias”, concluiu.

— — —

 Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc

Publicidade

Leia mais

Em ataque, helicóptero do Ibama é incendiado no Aeroclube de Manaus

elayne

Idam planeja ações para apoiar o desenvolvimento rural no Médio Solimões

elayne

Prefeitura de Manaus nomeia três novos procuradores do município

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais