Buscando promover atividades e experiências que estimulem a interação social e o fortalecimento de vínculos a famílias atendidas pela Rede de Proteção Social do município, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta quinta-feira, 19/10, em alusão ao Dia das Crianças, um passeio pelo Bosque da Ciência, na zona Sul, com famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Centro-Oeste.
Ao longo da manhã, o grupo, formado por crianças e seus responsáveis, pôde conhecer os diversos espaços dedicados à divulgação e popularização científica, educação e lazer administrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), bem como as diferentes espécies da fauna amazônica e de vegetação florestal presentes no local.
“Escolhemos o Bosque da Ciência como destino para o passeio, porque é um espaço extremamente rico em educação ambiental, cultural e atividades de lazer para nossas crianças. Entendemos que essas programações são fundamentais para a socialização e o acesso a direitos dessas famílias atendidas pelo Creas e seus serviços, então não poderíamos deixar de trazê-los aqui, muitos pela primeira vez”, explicou a assistente social Karina Gondin.
De acordo com a psicóloga do serviço, Diana Barroso, além do acesso e da garantia de direitos fundamentais, o passeio ainda é importante por representar um momento importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e de seus núcleos familiares.
“O aspecto emocional é muito importante dado os contextos em que essas famílias chegam ao equipamento para serem acompanhadas, além de que, como qualquer cidadão, essas crianças também possuem o direito a lazer, de estar próximo à família em momentos culturais e educacionais, de brincar e afins. É mais que uma manhã de convivência ou um momento de lazer, é o fortalecimento emocional, dos vínculos familiares e do desenvolvimento cognitivo dessas crianças”, destacou.
Acompanhando os três sobrinhos durante o passeio, a dona de casa D. G. S., 36, definiu o momento como “reconfortante” e destacou a satisfação ao poder compartilhar um tempo de qualidade ao lado dos pequenos.
“É muito bacana poder sair um pouco da rotina e mostrar para as crianças um lugar diferente e ainda ter a oportunidade de relaxar um pouco a cabeça perto delas. Havia muito tempo que não saíamos juntos, então acaba sendo muito importante para a nossa saúde mental também”, afirmou.
— — —
Texto – Guilherme Pacheco / Semasc
Fotos – Diego Lima / Semasc