Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura promove workshop sobre atuação em políticas sociais para parceiros da Acnur

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), promoveu, nesta quarta-feira, 30/3, um workshop sobre a atuação da Semasc nas políticas sociais, no Casarão da Inovação Cassina, Centro. O evento, que tem por objetivo apresentar para as organizações locais as políticas públicas de proteção às famílias, formação da cidadania e promoção da equidade e justiça social, reuniu Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e organismos internacionais que trabalham com pessoas refugiadas e migrantes em risco.

No primeiro dia de atividades, foi discutida a promoção dos direitos humanos, a gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a Proteção Social Básica (PSB).

Publicidade

“A Semasc trabalha cinco políticas públicas: assistência social, mulher, direitos humanos, segurança alimentar e nutricional, esporte e lazer. As nossas ações também envolvem o atendimento aos refugiados e migrantes, como é o caso dos indígenas venezuelanos warao. Em parceria com o Acnur, temos implementado diversas estratégias para garantir o atendimento integral a essas populações e, principalmente, apoiar as iniciativas que permitam a autonomia deles”, destacou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

A Semasc coordena dois abrigos, o Tarumã-Açu 1 e 2, localizados no bairro Tarumã, na zona Oeste, com um total de 143 pessoas acolhidas. Os espaços contam com dormitórios, área de convivência, lavanderia, atendimento socioassistencial, de proteção e de saúde, fornecidos pela prefeitura e parceiros como o Acnur.

O Acnur também tem atuado para fortalecer a capacidade de atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), para possibilitar o acesso a serviços de assistência social junto a pessoas refugiadas e migrantes na rede da secretaria. Além disso, a entidade tem contribuído nas construções das políticas públicas municipais para mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade.

“O Acnur trabalha em conjunto com as autoridades brasileiras para fortalecer o acesso a direitos e à assistência de pessoas refugiadas e migrantes, e em Manaus, a Semasc tem desempenhado um papel importante. Criar e fortalecer o vínculo entre organizações da sociedade civil, a secretaria e a Acnur é um passo relevante para assegurar assistência às pessoas que estão fugindo dos seus países e em situação de risco na cidade”, afirmou a oficial de Campo da Acnur, Catalina Sampaio.

Para Anderson Mattos, cofundador da OSC “Hermanitos”, a iniciativa é importante para aproximar as organizações do trabalho que é realizado pelo poder público. A organização tem como principal objetivo promover iniciativas de acolhimento, atividades culturais, empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida dos imigrantes e refugiados venezuelanos em Manaus, por meio da inserção no mercado local de trabalho e a promoção da dignidade.

“Essa integração de todos os atores que atuam nessa resposta aos refugiados é primordial, para que a gente possa construir, validar ou ampliar as políticas públicas para atender esse público. Esse momento é muito especial, em que a gente pode interagir entre as instituições e se aproximar do poder público, principalmente com a Semasc que tem uma atuação muito importante na cidade”, concluiu Mattos.

O workshop encerra nesta quinta-feira, 31, com a exposição de atividades realizadas pela Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos (SPMDH) e a Proteção Social Especial (PSE), com serviços de média e alta complexidade.

— — —

 Leonardo Fierro / Semasc

Fotos – Divulgação / Semasc e Felipe Irnaldo / Acnur

Publicidade

Leia mais

Presidente do Garantido tem 5 dias para ser afastado do cargo, diz movimento

elayne

Detran-AM retoma parcelamento de débitos veiculares e aulas de direção

elayne

Homem é morto com facada no peito na Compensa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais