Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura qualifica servidores para atendimento de usuários com lesões diabéticas

Publicidade

A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta quarta-feira, 16/8, um curso de qualificação para 20 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que atuam nos Distritos de Saúde (Disas) Oeste e Rural, sobre os insumos utilizados nas lesões diabéticas. O objetivo do curso foi qualificar os servidores que atuam nas unidades de referência aos usuários.

A gerente de Condições Crônicas da Semsa, Lílian Zacarias, informa que o curso também será ofertado para as equipes dos Disas Norte, Sul e Leste nos dias 17, 22 e 23/8, respectivamente. A gerente assinala que a qualificação é importante porque as lesões diabéticas, quando acometem os pés dos pacientes, representam perda de sensibilidade e diminuição da circulação sanguínea, o que exige das equipes um cuidado redobrado no acompanhamento desses usuários.

Publicidade

“O preparo da equipe é fundamental para orientar os pacientes diabéticos quanto à prevenção das lesões no pé e também para conduzir os casos em que a lesão já está instalada, para que todos os cuidados sejam tomados, a fim de evitar aquelas situações extremas, que podem representar a amputação do pé”, assinala Lílian Zacarias. 

As lesões diabéticas são ocasionadas pelas altas taxas de glicose que podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em alguns casos, o diabetes pode se agravar e levar a pessoa à morte. Atualmente, 17 unidades de saúde ofertam o atendimento a usuários com esta condição.

— — —

 Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa 

Publicidade

Leia mais

acidente deixa três irmãos feridos na avenida Max Teixeira, em Manaus

elayne

Novo Portal da Transparência da OAB-AM chega com mais informações e acessibilidade à advocacia amazonense

elayne

Bombeiros militares alertam para cuidados durante brincadeira de empinar papagaio

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais