Com o tema “Feira do conhecimento: tecnologia, inovação e saberes”, o Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Dra. Viviane Estrela Marques Rodella, da Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira, 19/6, a 2ª Feira de Ciências da unidade de ensino. Essa ação faz parte do trabalho de educação científica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que resulta na Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati) no final de cada ano.
O objetivo é constituir uma prática pedagógica eficiente para despertar a curiosidade e interesse dos alunos da escola da rede de ensino do município, bem como incentivar a pesquisa, reflexão e experiências sobre as temáticas desenvolvidas em cada apresentação na sala de aula.
Na oportunidade, o gestor da escola, Anderson Rodrigues, destacou que a feira promove um ambiente de aprendizagem para os alunos, no qual todos puderam trabalhar em equipe, debatendo ideias e fortalecendo suas habilidades de comunicação, trabalho em grupo e também consegue incentivar a curiosidade e o interesse pela ciência.
“A feira do conhecimento é uma atividade enriquecedora no nosso ambiente escolar, além disso, proporciona aos nossos estudantes a oportunidade de explorar uma variação de temas, aprimorando seus conhecimentos e facilitando a aprendizagem na pesquisa. Dessa forma, cada apresentação fomenta um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo e alegre, onde conseguimos enxergar o entusiasmo pelo saber de cada aluno”, afirmou Anderson.
Durante o evento, os estudantes apresentaram projetos desenvolvidos por eles, nos quais exploraram e explicaram conceitos sobre os temas: meio ambiente, alfabetização por meio de jogos com materiais recicláveis, estudos sobre diabetes e práticas de leituras.
Para a aluna Ashley Vasconcelos, 7, do 2 º ano, a programação em sua escola é interessante porque ela desperta interesse e curiosidades em todos os alunos. “Hoje, é apresentado a importância do meio ambiente, porque precisamos ter consciência para cuidar dele, não devemos poluir e nunca jogar lixo nas ruas. A minha apresentação é necessária para ajudar meus colegas a compreenderem os riscos que ocorrem quando não cuidamos do nosso meio ambiente”, disse a estudante.
De acordo com a professora Mirian Cardoso, no decorrer de suas aulas ela viu a necessidade de apresentar para os seus alunos a importância de eles cuidarem do meio ambiente e logo buscou uma atividade para desenvolverem na prática escolar.
“Neste evento, tentei modificar as nossas aulas, busquei um modo de fazer com que meus alunos entendessem como é importante criar hábitos sustentáveis no dia a dia. Fico muito feliz de educá-los para se tornarem cidadãos responsáveis e conscientes globalmente, porque a educação ambiental é uma sementinha fundamental para um futuro mais sustentável”, mencionou a professora Mirian.
Texto – Thalia Rodrigues /Semed
Fotos – Ulisson Santos/ Semed