Consciência e prevenção foram as palavras de ordem da ação da Semana Municipal de Trânsito promovida neste sábado, 27/3, pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), junto aos grupos e associação de ciclistas em três pontos da capital, para levar informação aos motoristas sobre respeito a quem anda de bicicleta.
Nas avenidas Noel Nutels, zona Norte; Constantino Nery, zona Centro-Sul; e Coronel Teixeira, zona Oeste de Manaus, ciclistas, com apoio do IMMU, distribuíram panfletos e conversaram com motoristas sobre convivência no trânsito com quem utiliza a bicicleta como modal de transporte ou como forma de praticar esportes.
O objetivo da ação é levar mensagens sobre a importância do envolvimento de todos para a redução do número de vítimas de trânsito, o respeito com os ciclistas nas vias e a construção de um trânsito mais seguro. Após a panfletagem, foi realizado um passeio de bicicleta até a Ponta Negra.
Segundo o vice-presidente de Transporte do IMMU, Alexandre Frederico, a iniciativa é do prefeito David Almeida, para promover a segurança no trânsito. “Neste sábado, tivemos a presença maciça de associações de ciclistas somando ao nosso corpo técnico, preocupados com a situação do trânsito. O IMMU soma esforços, juntamente com os ciclistas, para passar esta mensagem de consciência sobre a melhor maneira de trafegar nas vias de Manaus”, frisou.
De acordo com o coordenador do grupo Pedala Manaus, Paulo Aguiar, a ação deste sábado foi de suma importância para os ciclistas. “Precisamos ter uma consciência tranquila e harmoniosa no trânsito. Também vale para informar à população em geral que o ciclista faz parte da mobilidade urbana. É um modal muito utilizado e precisa ser tratado desta forma. Em geral, as pessoas veem a bicicleta de uma forma lúdica, mas é muito mais que isto, é um meio de transporte”, afirmou.
O coordenador do grupo de ciclistas Auto Giro, Alison André, explicou sobre cuidados que o ciclista deve ter ao trafegar pelas vias da cidade. “O ciclista deve estar calçado. Não pode estar de chinelo porque este pode escorregar no pedal e causar um acidente, tem que estar também sempre à direita da via, próximo à calçada, nunca em cima da calçada, porque ela é feita para pedestre. É importante também o uso de capacete, luvas para não escorregar a mão e, se puder, usar um apito, para sinalizar quando um carro estiver fazendo a ré ou quando for fazer uma conversão”, explicou.
— —
Texto – Alisson Castro e Marcelo Lima/IMMU
Fotos – Sidney Mendonça/IMMU