A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite de segunda-feira, 18/12, a solenidade de formatura dos alunos finalistas dos cursos de língua inglesa e espanhola, do Programa Ampliando Horizontes (PAH) do 2° semestre de 2023. O evento aconteceu no auditório da rede municipal de ensino, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
O programa é coordenado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Semed. O projeto visa oportunizar a valorização e qualificação profissional de seus servidores, assim como de seus dependentes, oferecendo aulas de línguas inglesa, espanhola e Língua Brasileira de Sinais (Libras), gratuitamente.
A ação começou no ano de 2010 e, desde lá, mais de 800 alunos receberam certificação em língua inglesa e espanhola. E, nesta formatura, a novidade é que as primeiras turmas de língua espanhola, do PAH In Loco, receberão certificado de conclusão de curso.
“Hoje, temos a honra de anunciar, com imensa satisfação e orgulho, que formamos as primeiras turmas de língua espanhola do PAH In Loco, bem como mais duas turmas de inglês e espanhol do Programa Ampliando Horizontes, do turno noturno. Parabéns a todos os alunos e servidores por todos os resultados positivos alcançados nesses 12 anos de curso”, explicou a coordenadora do PAH, Suellen Gomes Barros.
O PAH In Loco foi uma extensão do PAH, criado entre os anos 2020 e 2021, para levar os cursos oferecidos pelo projeto para escolas da rede municipal de ensino, porque, antes disso, as aulas eram oferecidas apenas na DDPM.
Umas das finalistas do curso de espanhol foi a gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Nilza dos Santos Alencar, Elisangela de Souza. Ela é um exemplo de que o PAH é um “divisor de águas” na vida das pessoas beneficiadas pela ação, pois a formanda conta que curso a ajudou no seu mestrado e no desenvolvimento de habilidades.
“Com o curso, aprendi mais sobre assuntos relevantes no contexto atual, aprimorei habilidades e competências para o meu futuro e, ao longo do curso, tive a chance de desenvolver projetos de mestrado. Então, a palavra de hoje é gratidão por ter chegado ao final e pela Semed, juntamente com o programa, ter proporcionando a nós, funcionários, cursos de excelência, com professores de alta qualidade e metodologias diferenciadas de aprendizagem”, disse Elisângela.
Ao todo, foram formados 32 alunos, sendo sete do curso de inglês e 25 de espanhol. Os cursos tiveram carga horária de 420 horas, divididas em três anos. Durante a solenidade, os formandos receberam certificados de conclusão de curso da secretaria.
Texto – Emerson Santos/ Semed
Fotos – Matheus Perdiz/ Semed