Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeitura realiza Dia ‘D’ de vacinação contra a gripe e outras doenças a vários públicos

Publicidade

Mobilizando, aproximadamente, 1.500 profissionais em 169 postos de vacinação, sendo 106 fixos e 63 volantes, a Prefeitura de Manaus promoveu um Dia “D” de vacinação para imunizar pessoas de várias idades contra a influenza (gripe), o sarampo e a poliomielite. A ação aconteceu em todas as zonas da cidade neste sábado, 7/11, de 8h às 17h, com a população atendendo ao chamado.

O evento marca o início de uma nova campanha de prevenção contra a influenza, que seguirá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até o dia 30 de novembro. A vacina oferecida é trivalente, protegendo contra os vírus da Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), e pode ser tomada por qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade. É importante ressaltar, porém, que quem recebeu a vacina contra a Influenza durante a primeira campanha deste ano, entre os meses de abril e maio, não precisa tomar a dose novamente.

Publicidade

Segundo o titular da Secretario Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, a ampliação da oferta da vacina contra a Influenza só foi possível graças a uma parceria estabelecida com o Instituto Butantan (SP), que repassou para a Prefeitura de Manaus um lote de 56.460 doses da vacina, permitindo a imunização de um público maior.

“A vacina utilizada nesta campanha é a mesma que foi oferecida em Manaus no primeiro semestre e que havia sido direcionada para grupos prioritários, como idosos e pessoas com comorbidades. Mas, com o município iniciando o período sazonal de maior ocorrência de casos de influenza, a chegada de novas doses da vacina vai ser fundamental para reduzir a sua incidência entre a população, principalmente para evitar um surto de influenza ao mesmo tempo em que enfrentamos a pandemia da Covid-19”, explica Magaldi.

Para a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa, Marinélia Ferreira, trata-se também de uma oportunidade para reforçar a importância da vacinação como um todo. “Independente da sua idade, a atualização do seu estado vacinal é imprescindível. Por isso, juntamos a essa oportunidade de ampliar a vacinação contra a Influenza, também, as doses contra o sarampo e a poliomielite, para as pessoas com idade até 49 anos”, enfatiza.

Marinélia orienta ainda para que a população, compareça aos postos de saúde, já que a pandemia fez reduzir a procura pelas doses neste ano. “A vacinação só faz melhorar a saúde, nunca piorar. É graças a ela que conseguimos erradicar doenças perigosas, e a redução da procura pode dar margem ao ressurgimento de algumas delas, como a difteria, que após décadas sem novos casos teve o registro de ocorrência num país vizinho ao nosso, próximo do nosso Estado, que é o Peru. Não podemos deixar que isso aconteça”, observa.

Conscientização

A população que compareceu aos postos reafirmou a importância da vacinação como forma de proteger a saúde. Para a profissional de serviços gerais Suzyane Tavares Santos, 39, a decisão é simples. “É tomar e poder seguir a vida. Simples assim. Não quero me arriscar a pegar uma doença que eu posso evitar com uma simples vacina. E quem duvida de que ela protege, vai saber mesmo quando a gente tiver a dose contra o novo coronavírus. No meu caso, quero continuar saudável e levando meu dia-a-dia”, afirmou.

O trabalhador autônomo Marcos Antônio dos Santos, 50, também mencionou a pandemia como um fator para buscar a vacina. “Me disseram que ela não protege contra o novo coronavírus, mas que ela ainda assim é muito importante, porque ajuda a evitar outro tipo de gripe – no caso, a influenza –, e, pelo menos pra mim, qualquer reforço que a gente puder receber pra ter uma saúde melhor sempre vai ser muito bom”, explicou.

Continuação

Além da prevenção da influenza, a campanha contra a poliomielite e de multivacinação, que teve início no dia 5/10, foi prorrogada em Manaus até o dia 30 de novembro. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, em especial na imunização contra poliomielite, que prevê a vacinação de mais 52mil crianças.

Estão sendo ofertadas as vacinas BCG, que previne a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e o vírus Haemophilus influenzae B; Rotavírus, contra a gastrointerite; Pneumocócica 10, que protege a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C; Meningocócica ACWY (para adolescentes de 11 e 12 anos); Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola; Influenza; Varicela; Vacina HPV; Hepatite A; Dupla Adulto, contra difteria e tétano; e Febre amarela.

As vacinas estão disponíveis em 168 pontos de atendimento, e a lista com os endereços pode ser acessada em semsa.manaus.am.gov.br. Ela inclui, também, as 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que funcionam em horário ampliado em Manaus, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e aos sábados, das 8h às 12h.

UBSs de horário ampliado

Zona Leste

UBS Alfredo Campos, no bairro Zumbi 2;

UBS Dr. José Amazonas Palhano, São José 2;

UBS Maria Leonor Brilhante, bairro Tancredo Neves;

Zona Norte

UBS Áugias Gadelha, na Cidade Nova 1;

UBS Balbina Mestrinho, bairro Cidade Nova;

UBS Major Sálvio Belota, Santa Etelvina;

Zona Sul

UBS José Rayol Dos Santos, bairro Chapada;

UBS Morro da Liberdade, bairro Morro da Liberdade;

Zona Oeste

UBS Deodato de Miranda Leão, bairro Glória;

UBS Leonor de Freitas, na Compensa 2.

— — —

Texto – Renildo Rodrigues e Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Ingrid Anne / Semcom

Publicidade

Leia mais

Anvisa aprova volta do uso de máscaras em aviões e aeroportos

elayne

Prevenção de dengue, zika e chikungunya precisa ir além da mensagem “evite água parada”, mostra estudo do UNICEF

elayne

Fundação de Medicina Tropical realiza campanha diferenciada para ‘Julho Amarelo’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais