Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Prefeitura realiza o último simulado ‘Pro-Saeb’ com alunos do 5º e 9º ano da rede municipal de ensino

Publicidade

Aproximadamente 34 mil alunos, da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta quinta-feira, 28/9, do último simulado “Pró-Saeb”. A ação faz parte do programa “Educa+Manaus”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, e é utilizado para verificar o processo de aprendizagem e os avanços dos componentes curriculares da rede municipal de Educação.

Durante este ano, foram realizados nove simulados em 310 escolas. A avaliação acontece a cada 15 dias letivos, com quase três horas de duração e conteúdo de língua portuguesa e matemática, sendo 26 questões para cada disciplina. O intuito da ação é preparar os estudantes para a avaliação que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Manaus, que acontece entre outubro e novembro.

O subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, visitou a escola municipal Maria Rufina de Almeida, no Alvorada 1, zona Oeste, e falou sobre a última avaliação e os resultados positivos que a rede municipal de Educação vem alcançando.

“Chegamos à última aplicação do simulado Pró-Saeb, do Educa+Manaus, lançado na gestão do prefeito David Almeida e da secretária Dulce Almeida. Nós estamos acompanhando o resultado de cada avaliação e percebemos o quanto a nossa rede cresceu e como os estudantes estão familiarizados com esse modelo de avaliação, com as questões que são abordadas e que espelham exatamente a prova do Saeb, com isso, acreditamos que a educação municipal de Manaus será destaque entre as melhores do Brasil”, mencionou o subsecretário.

Nesta última avaliação, a escola Maria Rufina alcançou 100% de participação dos estudantes. “Nosso trabalho com os alunos iniciou em 2022, e primeiro envolveu o processo de alfabetização e, depois, focamos nas atividades do Educa+Manaus e, ainda, nas ações internas da escola, com apoio de professores de língua portuguesa e matemática. Também acompanhamos de perto aqueles que não dominam a leitura e escrita, com atividades na biblioteca e no Centro de Tecnologia Educacional (CTE). Aqui, na escola, desenvolvemos um trabalho macro e não apenas com os professores das turmas do 5º ano, por isso conseguimos alcançar 100% da presença dos nossos alunos no simulado”, comentou a gestora da unidade, Lydiane Araújo.

Durante a avaliação dos alunos, as professoras das turmas participam de formações que ajudam no conteúdo das próximas atividades. “A gente participa de formação on-line, onde os professores da Semed, de língua portuguesa e matemática, nos orientam como trabalhar as próximas sequências de conteúdo. Além disso, nós também precisamos dar nossa opinião do que está dando e o que não está dando certo em sala de aula, para que seja melhorado. Essas formações são muito bem pensadas e nos ajudam bastante”, declarou a professora do 5º ano, Káttia Batista.

Para ter um bom rendimento, a aluna Alice do Carmo Alves separa três horas do dia para se dedicar aos estudos. “Estudo português e matemática durante três horas, diariamente. Em português, estudei como descobrir o tema central do texto, advérbios e conjunções. Já em matemática, foquei em porcentagens, fração equivalente, perímetro e área. Com esse tempo de estudo, aprendi muita coisa, em casa, a minha avó me ajuda, fazendo uma simulação de prova comigo”, disse a aluna.

— — —

 – Érica Marinho/ Semed

Fotos – Mário Oliveira/ Semed

Publicidade

Leia mais

Período de transferências na rede pública começa por estudantes com deficiência, nesta segunda-feira (15/02)

elayne

Inscrições para o Fies terminam na quarta-feira

Daly Ruiz

Câmara dos Deputados aprova texto-base do novo ensino médio

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais