Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura realiza oficina para capacitar profissionais sobre manejo do aleitamento materno

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, na terça-feira, 8/8, no auditório da unidade da Fametro, na Cachoeirinha, zona Sul, a primeira oficina “Manejo do Aleitamento Materno”. O curso fez parte das comemorações do ‘Agosto Dourado’, campanha que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de apoiar as mulheres para garantir o aleitamento materno, que é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças.

A oficina, direcionada aos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) dos cinco Distritos de Saúde (Disas), da Semsa, aconteceu das 8h às 17h. A roda de conversa, que permite a horizontalização no diálogo e o protagonismo na busca de soluções, foi a metodologia escolhida para o desenvolvimento das atividades.

Publicidade

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Janaína Sá Terra, informou que 60 profissionais, indicados pelos Distritos de Saúde, participaram da oficina, realizada em parceria com a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) e com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).

“Os profissionais foram divididos em cinco grupos e cada equipe ficou com um tema. Para desenvolver cada um dos eixos que abordaram a anatomia da mama, pega e posição correta, a retirada do leite materno, traumas mamilares e questões relacionadas à saúde da mãe e do bebê, contamos com facilitadores. Nossa preocupação foi justamente falar sobre situações da rotina dos profissionais da Atenção Primária”, explicou.

A técnica do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, enfermeira Ivone Amazonas, atuou como facilitadora da oficina e acrescentou que, ao conhecer e dominar as técnicas, os profissionais irão contribuir diretamente para a proteção e incentivo ao aleitamento materno e, assim, reduzir a mortalidade infantil. “O principal objetivo foi capacitar profissionais para o manejo adequado e seguro do aleitamento materno nas unidades, sem a necessidade de remanejar essa mãe para uma maternidade. Foi uma atividade proveitosa para todos os participantes”, disse.

A coordenadora do Projeto de Saúde da Adra em Manaus, Susi Leão, elogiou a iniciativa da Semsa e reforçou que as parcerias entre as instituições têm dado bons resultados. “Neste evento de hoje, conseguimos avançar mais na disseminação de informações, o que contribui para o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde e sensibiliza a população de um modo geral”, garantiu.

O médico Ezequiel Fernandes, que atende na USF São Francisco, na zona sul de Manaus, observou que a oficina ajudou a aprofundar os conhecimentos sobre o aleitamento materno. “É importante que todo profissional de saúde saiba orientar e fortalecer essa prática, para que as crianças sejam amamentadas, exclusivamente, com o leite materno até os seis meses de idade e que, após esse período, quando começam a ingerir alimentação sólida, consigam manter a amamentação, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde”, destacou.

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

Publicidade

Leia mais

Menino é agredido pelo padrasto em casa durante aula online. Veja o vídeo

elayne

Não permitiremos aumento abusivo nas passagens aéreas’, diz ministro

elayne

Prefeitura de Manaus lança portal IPTU Premiado 2022

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais