Conexão Amazônica
CAPACITAÇÃODESTAQUE

Prefeitura realiza oficina voltada aos professores da 6ª e 7ª etapa da EJA

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite de terça-feira, 15/4, a oficina “Matemática na EJA: Trabalhando as habilidades críticas de matemática na 6ª e 7ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”. A ação aconteceu no auditório do Centro Educacional Municipal de Jovens e Adultos (Cemeja) Professor Samuel Benchimol, localizado no bairro São José, zona Leste.

A ação foi realizada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) e pela Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), da Semed. De acordo com a gerente da Geja, Alina Bindá, a atividade foi pensada para subsidiar o trabalho dos professores de matemática que atuam no 1º e 2º segmento da EJA e, com isso, garantir uma aprendizagem de sucesso aos estudantes.

Publicidade

“A oficina de matemática tem o objetivo de transformar o erro em aprendizagem no ensino da matemática frente aos professores e estudantes da EJA. E consideramos de extrema relevância essa ação, pois oferece aos professores de matemática, além da análise das dúvidas dos estudantes, a disponibilização de apostilas para subsidiá-los em suas atividades de sala de aula, garantindo assim a aprendizagem de sucesso para os 1º e 2º segmentos da EJA”, disse Alina.

Durante a ação, foram trabalhadas oito habilidades críticas de matemática da 6ª e 7ª etapa da EJA, que fizeram parte das avaliações em 2023.

Segundo o professor Bruno Thayguara, idealizador e responsável pela oficina, a atividade tem a finalidade também de promover a melhoria do ensino da matemática do ensino de jovens e adultos, na 6ª e 7 ª etapa, em virtude das especificidades que essa modalidade de ensino tem.

“A proposta é trabalhar esses conteúdos e essas habilidades em duas etapas de oficinas, no 1º e 2º semestre de 2024. Agora, no 1º semestre, a 6ª etapa e, no segundo, a 7ª etapa. E o que a Semed quer com isso é a melhoria do ensino da EJA nessas etapas, porque essa modalidade de ensino precisa ter um olhar diferenciado e estratégias pedagógicas para aprimorar e melhorar seu ensino”, frisou o professor Bruno.

A ação contou com aproximadamente 60 professores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul, Leste 1 e Leste 2, da Semed. Um dos educadores participantes foi César Costa, professor de matemática da 5ª e 6ª etapa da EJA, na escola municipal Nossa Senhora das Graças, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste. Para o professor, o momento foi importante para enriquecer e melhorar o trabalho dos professores da EJA.

“Trocar experiências, analisar onde podemos melhorar, ir à base dos problemas é sempre importante para nosso crescimento enquanto profissional. E, neste caso, quem mais ganha é os nossos alunos, na verdade, porque daí podemos enxergar onde é preciso fazer mudanças, onde precisamos trabalhar, para que haja uma maior evolução deles. Então essa ação está de parabéns, porque é muito válida”, afirmou César.

Texto – Emerson Santos/ Semed

Fotos – Ulisson Santos/ Semed

Publicidade

Leia mais

Governador Wilson Lima entrega quadra revitalizada na comunidade Jesus Me Deu, zona norte de Manaus

elayne

Moradores e estudantes participam de educação patrimonial do parque Encontro das Águas e de exposição inédita no Colônia Antônio Aleixo

elayne

Sicredi registra crescimento nos principais indicadores, amplia base de associados e gera impacto positivo no Amazonas

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais