Conexão Amazônica
CIDADES

Prefeitura realiza viagem de avaliação para operação do ônibus elétrico em Manaus

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta sexta-feira, 29/9, uma viagem de avaliação do ônibus elétrico que irá atender o campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) por meio da linha 125, que atende os alunos da unidade em direção ao centro comercial.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, acompanhou o teste e destacou a importância da viagem.

Publicidade

“Trata-se de uma viagem de avaliação completa do percurso até o centro da cidade e o retorno. Vamos verificar o tempo de viagem, consumo de energia da bateria, para que a gente possa fazer um planejamento dessas viagens. A prefeitura fará a recuperação do pavimento da estrada do campus e, a partir desta recuperação, o ônibus irá atender melhor os estudantes e funcionários da Ufam”, frisou Paulo Henrique.

O trajeto foi acompanhado pelo professor e estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Ufam, que farão uma avaliação das vantagens de utilização do veículo elétrico em relação aos ônibus abastecidos com diesel.

Tecnologia

Batizado como “PreservAR”, o veículo é o segundo entregue para compor a frota de ônibus atuante na cidade. Quanto às suas especificações técnicas, o veículo elétrico tem carroceria Caio Millennium, de 12 metros de comprimento, suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O 500 U e ar-condicionado, assegurando o conforto aos usuários. Sua capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 quilômetros.

Paralelo à aquisição do ônibus elétrico, a administração municipal ainda atua em outras frentes em benefício do meio ambiente. Uma delas é a aquisição de veículos com tecnologia BlueTec.

O BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz, que resulta numa solução de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo as emissões de poluentes.

— — —

– Álisson Castro / IMMU

Foto – Karol Silva / IMMU

Publicidade

Leia mais

Segurança de sucataria morre após ser atingido por tiro acidental em Manaus

elayne

Prefeito David pede perdão aos povos indígenas ao inaugurar a Aldeia da Memória Indígena de Manaus

elayne

Operação ‘Especulação do Vírus’ fiscaliza comércios de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais