Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura realiza visita técnica em comunidade que receberá o Memorial Encontro das Águas – parque Rosa Almeida

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizou, na manhã desta sexta-feira, 25/2, uma visita técnica com o objetivo de mapear e definir estratégias de melhoramento do potencial de equipamentos e atividades turísticas da área onde será construído o “Memorial Encontro das Águas – parque Rosa Almeida”.

A visita técnica, que teve como ponto de encontro a sede da Associação de Moradores da Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, é uma continuidade das ações de preparação e integração da comunidade com o projeto turístico. Nos meses de novembro e dezembro do ano passado, foram realizadas duas oficinas de “Planejamento de Prospecção das Atividades Turísticas” no local, que contou com a efetiva participação de representantes do bairro, além dos órgãos parceiros do projeto.

Publicidade

“Estamos seguindo a determinação do prefeito David Almeida, que tem o compromisso de transformar a área em uma atração turística. Estamos dando continuidade às nossas ações de planejamento e integração da comunidade com o memorial. E, agora, estamos fazendo a visita técnica nos pontos turísticos e culturais para que possamos identificar, fazer os projetos de melhorias e integrar ao memorial” explicou a diretora de Turismo da Manauscult, Oreni Braga.

A visita técnica contou com a participação de representantes da Diretoria de Cultura da Manauscult; Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM); Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam); Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Manaus (CMM); Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AM); Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb); polícias Civil e Militar; além de líderes comunitários.

Durante a visita, foram vistoriados os possíveis atrativos que serão objeto de estudo para compor o portfólio de visitação turística na região, como a praça Tancredo Neves; volta do 11 de Maio; praça do conjunto Amine Lindoso; porto 11 de Maio; pavilhão J – prédio histórico, onde os portadores de hanseníase viveram isolados por mais de 60 anos; além de um sítio arqueológico; um cemitério indígena da era pré-colombiana, onde foram encontradas urnas mais com de 2 mil anos. Pontos como, comércios, bares, restaurantes, serviços públicos, flutuantes e feiras também foram visitados pelos representantes.

Para o presidente da Comissão de Turismo da CMM, vereador William Alemão, o projeto é um resgate cultural e turístico da comunidade. “É muito bom participar dessa caminhada conhecendo um pouco mais a Colônia Antônio Aleixo. Esse projeto gigantesco que é o Memorial Encontro das Águas, vai gerar mais emprego, renda, e ainda vamos viabilizar para essa área treinamentos para os agentes de turismo do local”, explicou.

Conforme a vice-presidente da Amazonastur, Isadora Alfaia, a parceria entre a prefeitura e o governo do Estado busca alavancar o turismo tanto na capital amazonense como no interior.

“Esse projeto é um sonho de tantos anos, de um arquiteto renomado mundo afora, e a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado estão colocando em prática esse projeto. Estamos todos empenhados e com um olhar diferenciado para o turismo. Estamos desenvolvendo, juntos, esse projeto que vai ser um sucesso, e a nossa cidade merece mais esse produto turístico de qualidade”, avaliou.

Necessidades

Foram identificados durante as oficinas anteriores, os pontos negativos que estão ligados diretamente à infraestrutura e serviços oferecidos na comunidade e que dependem diretamente de políticas públicas que estão transversalmente ligadas ao setor turístico.

“Estamos aqui para que possamos entender as necessidades da população do entorno, é importante saber que esse memorial pretende trazer desenvolvimento econômico, empregabilidade e diversas oportunidades para essa região”, comentou o assessor especial do gabinete da Semtepi, Juliano Braga.

Projeto

A construção do Memorial Encontro das Águas – Parque Rosa Almeida, na zona Leste, ainda está em projeto, na fase de prospecções e etapa de estudos, para a sua implantação e detalhamento, de acordo com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 2005, na gestão do então prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, a obra tinha como objetivo fomentar o turismo e custou R$ 600 mil aos cofres públicos na época.

A proposta está recebendo novos estudos para sua implantação e atualização, incluindo um heliponto e um sky glass, plataforma estaiada de vidro e aço, com uma altura entre 50 e 60 metros, com visão panorâmica e um elevador para acesso à faixa de praia.

O cronograma prevê a entrega do grande monumento, provavelmente no primeiro semestre de 2023. Como ainda necessita de projeto básico e executivo, após os estudos de implantação, e lançamento de licitação, a previsão do início das obras é para até o segundo semestre de 2022.

— — —

 – Keize Pedrosa/Manauscult

Fotos – Oliveira Júnior/Manauscult

Publicidade

Leia mais

Médicos veterinários cadastrados no programa de vacinação contra brucelose devem realizar atualização de dados

elayne

Prefeitura recupera malha viária abandonada há 15 anos na comunidade Agnus Dei

elayne

Aeronautas mantêm greve marcada para esta segunda-feira

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais