Conexão Amazônica
CULTURA

Prefeitura reforça papel dos profissionais de saúde na erradicação do sub-registro civil de nascimento

Publicidade

Com o objetivo de discutir ações de promoção de saúde e reduzir a morbimortalidade materna, infantil e fetal na capital, a Prefeitura de Manaus iniciou, na quarta-feira, 23/8, a programação dos Fóruns de Vinculação das Gestantes em todos os distritos gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A erradicação do sub-registro civil de nascimento e a ampliação do acesso à documentação básica também são temas do evento. 

A programação  foi aberta  no auditório da Universidade Paulista (Unip) com a participação de médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais e gestores do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste) e das maternidades da rede estadual e municipal de saúde.

Publicidade

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Lúcia Freitas, explica que os fóruns costumam acontecer, uma vez a cada quadrimestre, para que os profissionais da rede de saúde pública possam discutir e alinhar ações relacionadas ao ciclo gravídico puerperal.

“Os fóruns de vinculação são realizados três vezes ao ano e esses eventos são espaços onde são discutidas as ações de saúde desenvolvidas em atenção ao binômio mãe-bebê, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade materna, infantil e fetal em Manaus. São  encontros  essenciais para a análise de estratégias e pactuação de ações, visando a redução de possíveis gargalos na rede de atenção à saúde”, acentua Lúcia.

Documentação básica

A inclusão das discussões para erradicação do sub-registro civil de nascimento e a ampliação do acesso à documentação básica foram pautas solicitadas pelo Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica.

A técnica da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Mara Nogueira Varela, explica que, no fórum, o enfoque  será o registro civil de nascimento como o primeiro passo para a cidadania, a ser trabalhado junto aos profissionais da saúde, que têm um papel fundamental para orientar as mulheres no pré-natal sobre a sua própria documentação e a documentação do companheiro.

“A proposta é que o profissional de saúde verifique se essa usuária e o seu parceiro têm RG, por exemplo. Porque a falta dessa documentação vai impedir que  a certidão de nascimento do seu filho seja emitida, o que vai dificultar que a criança tenha acesso a uma série de direitos e políticas públicas”, explica.

O sub-registro civil de nascimento acontece quando uma criança não é registrada no próprio ano do nascimento ou no 1º trimestre do ano seguinte. O Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica tem o objetivo de garantir o acesso a uma série de direitos criando uma intervenção articulada entre órgãos públicos e instituições de direitos humanos.

Programação

Além da necessidade da documentação básica, os encontros também discutirão as boas práticas no pré-natal com ênfase no atendimento humanizado de gestantes indígenas na Comunidade Parque das Tribos, a experiências exitosas do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)  e sobre os  sinais de trabalho de parto ativo.

A programação dos fóruns de vinculação à gestante continua nesta quinta-feira, 24/8, no auditório do Centro  de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), da zona Leste, na avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira.

Na próxima quinta-feira, 31/8, será a vez dos profissionais de saúde vinculados ao Disa Sul, no auditório da Fametro, na rua Professor Ernani Simão, no bairro Cachoeirinha. E no dia 1º/9, o Distrito Norte discutirá  suas propostas no auditório do Cetam do bairro Cidade Nova, na avenida Marginal Esquerda. A programação do Disa Rural está prevista para a primeira quinzena de setembro.

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Publicidade

Leia mais

Amazonas insere quatro novos municípios no Mapa do Turismo

elayne

Prefeito destaca Casa de Praia Zezinho Corrêa como novo point cultural de Manaus

elayne

Evento “Amazônia: regulador do clima global e a dimensão humana da floresta” conta com apoio das INFS

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais