Conexão Amazônica
GERAL

Prefeitura tem alta de 35% na emissão de certidões de endereço no acumulado do ano

Publicidade

De janeiro a setembro deste ano, a Prefeitura de Manaus soma 2.209 certidões de endereço emitidas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), uma alta de 35,3% comparado com o mesmo período de 2022, quando foram expedidos 1.632 documentos. Anualmente, a média é de 245,4 documentos emitidos por mês.

O mês de setembro, com 197 certidões, teve incremento de 16,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, que teve 220 emissões. Ao longo da gestão do prefeito David Almeida, a Gerência de Mobilidade Urbana (GMU) fez a emissão de 5.855 documentos, de janeiro de 2021 a setembro de 2023.

Publicidade

A primeira via do documento é expedida totalmente gratuita ao requerente. A certidão é usada para quem precisa comprovar o endereço oficial, seja de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas. O documento oficializa o endereço do imóvel no espaço geográfico do município de Manaus, fazendo a atualização do endereçamento conforme a lei vigente.

Quem precisa da comprovação deve consultar no site implurb.manaus.am.gov.br, na seção “Lista de Documentos”, o que precisa apresentar para fazer o pedido.

Com o requerimento padrão preenchido e com os documentos exigidos, todos digitalizados, o solicitante deve enviar o pedido para o atendimento para o endereço respostaimplurb@outook.com. Importante que os documentos devem ser enviados em formato PDF e o processo é todo on-line, inclusive para acesso à certidão digital.

“O atendimento presencial na Gerência de Mobilidade Urbana (GMU) é feito de 8h às 12h, nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos”, afirmou a gerente do GMU, arquiteta Carolina Azevedo. Para entrar em contato com o setor, pode enviar e-mail para gmu.implurb@manaus.am.gov.br ou ligar no (92) 3625-6582.

Documentação

Para solicitar o documento, é preciso apresentar requerimento padrão específico da Certidão de Endereço; documentos que identifiquem a matrícula do IPTU; contrato de compra e venda ou outro documento que comprove a posse do imóvel; comprovante de residência; croqui de localização (pode ser feito à mão ou pode ser uma imagem do Google Maps, com a indicação do lote); contrato de locação, quando for imóvel alugado; contrato social, quando se tratar de empresa. Os documentos devem ser apresentados originais digitalizados.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Antônio Pereira / Semcom

Publicidade

Leia mais

Adolescente pega o carro do pai e colide na traseira de caminhão

elayne

Prefeitura de Manaus remove obstáculos de calçadas em operação realizada na zona Sul da cidade 

elayne

LG Fará Mudança de Fábrica em São Paulo para Manaus AM com Produção de Monitores e Notebooks

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais