Conexão Amazônica
SAÚDE

Presídios podem buscar soluções alternativas para isolamento de presos com Covid-19

Publicidade

Novas diretrizes específicas para arquitetura penal foram publicadas no Diário Oficial da União nesta terça-feira (19). A resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária traz orientações para o enfrentamento da disseminação do novo coronavírus nas prisões.

Com a resolução, o Departamento Penitenciário Nacional e outros órgãos de administração de presídios ficam autorizados a buscar soluções alternativas para o isolamento de presos infectados pelo novo coronavírus.

Entre as diretrizes, o conselho aponta a criação de uma estrutura para triagem de acesso às penitenciárias, onde os detentos devem permanecer durante 14 dias para a verificação de sintomas.

Penitenciárias também devem criar estruturas específicas destinadas ao atendimento em saúde dos infectados e veda a utilização desse espaço para o isolamento de presos contaminados.

A resolução orienta ainda a criação de estruturas destinadas ao isolamento de presos que integrem grupos considerados de risco e que deverão permanecer sem contato com os demais até o fim da pandemia.

O documento veda, expressamente, a utilização de contêineres ou estruturas similares, tema que foi amplamente criticado por diversas instituições.

O conselho deve reavaliar a resolução em 120 dias, para verificar a necessidade de ajustes.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Hospital Rio Amazonas realiza ação alusiva ao Dia Mundial da Prematuridade para conscientizar e acolher famílias

elayne

Covid-19: nas últimas 24h, Brasil registra mais de 30 mil novos casos

elayne

Quase 50% precisaram ajustar orçamento para não perder plano de saúde

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais