Conexão Amazônica
ECONOMIA

Prévia da inflação de janeiro fica em 0,58%, segundo o IBGE

Publicidade

Com a variação, o IPCA-15 acumula alta de 10,20% em 12 meses, abaixo dos 10,42% observados em dezembro de 2021

A prévia da inflação de preços no Brasil subiu 0,58% em janeiro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (26) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Publicidade

Com a variação, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumula alta de 10,20% em 12 meses, abaixo dos 10,42% observados em dezembro.

Em janeiro de 2021, a taxa foi de 0,78%.

Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE tiveram alta em janeiro. A exceção foram os Transportes, cujos preços recuaram 0,41%, após a alta de 2,31% em dezembro.

As quedas nos preços da gasolina (1,78%) e das passagens aéreas (18,21%) garantiram o recuo em Transportes.

O maior impacto no índice foi do grupo Alimentação e bebidas, com elevação de 0,97%. Na sequência, veio Saúde e cuidados pessoais (0,93%).

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados entre 14 de dezembro e 13 de janeiro de 2022 e comparados com os vigentes de 13 de novembro a 13 de dezembro de 2021. O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos.

Publicidade

Leia mais

Beneficiários com NIS final 3 recebem hoje Auxílio Brasil

elayne

Trabalhadores nascidos em abril podem sacar auxílio emergencial

elayne

MJSP e bancos firmam acordo contra crimes financeiros cibernéticos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais