A programação vai das 8h às 14h e conta com emissão de RGs, realização de exames básicos, vacinação contra a Covid-19 e outros serviços
Manaus (AM)- O Governo do Amazonas realiza, neste sábado (19), a primeira edição do programa Governo Presente. A ação reúne serviços de cidadania, saúde, segurança, fomento, esporte e cultura na Escola Estadual Manoel Rodrigues, no bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus.
A programação vai das 8h às 14h e conta com emissão de RGs, realização de exames básicos, vacinação contra a Covid-19 e outros serviços.
Entre as principais ações está a emissão de RGs por meio das secretarias de Segurança Pública (SSP-AM), e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Os postos terão capacidade para a emissão de mil RGs, sendo 250 primeiras vias e 750 segundas vias. A ação será coordenada pela Secretaria Executiva de Cidadania (Secid), com apoio de servidores do Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC), da SSP-AM.
Durante a atividade, a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD) vai oferecer serviços de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e Passe Legal.
“Vamos levar cidadania para a população da zona leste, que é uma das áreas mais populosas da capital. Teremos toda uma equipe pronta para atender a população que precisa de documentação. Há uma determinação do governador Wilson Lima para que a Sejusc não só modernize os serviços nessa área, mas também para que atenda o maior número de pessoas possível”, destacou a titular da Sejusc, Mirtes Salles.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) dá acesso prioritário a diversos serviços públicos e privados; e o Passe Legal facilita a identificação de PcDs e garante o benefício de duas vagas gratuitas no veículo e/ou à meia-passagem (caso as vagas destinadas às PcDs já estejam ocupadas) no transporte rodoviário intermunicipal.
Já a Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), válida no território nacional, garante à comunidade autista do Amazonas, atendimento prioritário em todos os segmentos dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Serviços de saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), levará profissionais para a aplicação de 1ª, 2ª e 3ª doses de vacina contra a Covid-19 na população a partir de 12 anos.
Também serão realizados exames básicos como aferição de pressão arterial, glicemia e IMC na Estação do Coração; verificação de demandas por procedimentos ginecológicos e orientações na Estação da Mulher; captação de pacientes mulheres que aguardam procedimentos cirúrgicos ginecológicos no Sisreg; atividades voltadas à saúde mental com disponibilização de psicólogos na Estação Mente Zen; além de orientação nutricional.
Por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), serão disponibilizados profissionais do RespirAR, fazendo o trabalho de orientação e conscientização com educadores físicos e fisioterapeutas, levando dicas de exercícios respiratórios. Também serão realizadas atividades esportivas oferecidas pelo Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).
Detran
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (DETRAN-AM) realizará atendimentos para serviços de veículos, CNH, bem como atividades lúdicas e ações educativas. Também serão dadas orientações sobre os projetos do Programa Detran Cidadão, como CNH Social e o Motociclista Legal.
Quem procurar o atendimento no local poderá realizar serviços de licenciamento anual, transferência de veículo, entrega do CRLV-e, Parcelamento de dívidas, renegociação de dívida ativa de IPVA, renovação e segunda via de CNH, mudança ou adição de categoria, além de exposição de equipamentos usados pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot).
Segurança
O Departamento de Prevenção à Violência (DPV) da SSP-AM vai realizar escuta e acolhimento psicossocial, cadastro para viabilização de internação de dependentes químicos, panfletagem relacionada ao Março Lilás e Março Amarelo, voltados à prevenção do câncer de colo do útero e a endometriose, respectivamente; além de palestras educativas sobre violência, bullying e saúde.
A Ouvidoria Geral da SSP vai realizar uma pesquisa de satisfação, no âmbito da Segurança Pública, com a população presente.
A Polícia Militar fará a exposição dos grupamentos Marte (antibombas), Rocam Motos, Companhia de Operações Especiais (COE), Batalhão de Choque, Canil e Cavalaria.
Outros serviços
A Secretaria de Assistência Social (Seas), em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), atenderá mulheres empreendedoras que desejam obter financiamento por meio do Crédito Rosa.
Lançada pelo governador Wilson Lima no Dia Internacional da Mulher, a linha de crédito é voltada a mulheres que empreendem e atuam no mercado de trabalho, mas que tiveram suas atividades afetadas pela pandemia da Covid-19. Os financiamentos variam de R$ 500 a R$ 21 mil, de acordo com a análise de crédito da solicitante.
A Afeam também levará profissionais para informar e tirar dúvidas da população sobre o programa Mais Crédito Amazonas, detalhando as características e as formas de acesso.
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) vai atender a população com serviços de massoterapia, tranças e penteados, corte de cabelo, barbearia, esmaltação e designer de sobrancelhas.
O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) fará o registro de reclamações e denúncias relacionadas a medidores de energia, postos de combustível, supermercados e hidrômetros.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) vai disponibilizar equipes de fiscalização e profissionais para registrar denúncias dos consumidores da zona leste; e também fará a pesagem de produtos.
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) vai apresentar ações e tirar as dúvidas da população no âmbito do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
Também haverá atividades culturais por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que promoverá o incentivo à leitura com o projeto Mania de Ler e levará apresentações musicais à Escola Estadual Manoel Rodrigues.
Por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e da Secretaria das Cidades e Territórios (Sect), a população poderá solicitar a regularização fundiária para obtenção do título definitivo. Quem for atendido fará a atualização cadastral com coleta da documentação.
*Com informações da assessoria
Fonte: em tempo