Conexão Amazônica
SAÚDE

Primeiro caso da varíola dos macacos é confirmado em Manaus. Saiba como se prevenir

Publicidade


Infectologista alerta sobre a importância de medidas preventivas
Com a confirmação do primeiro caso da varíola dos macacos no Amazonas na última quarta-feira, 27/07, cresce o alerta para os cuidados preventivos de saúde da população no estado. A doença já está presente em 75 países e segue se espalhando nos estados brasileiros.
A doença é transmitida através de contatos próximo a lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama, é o que informa a médica infectologista do Sistema Hapvida, Dra. Silvia Fonseca.

“Febre, dor no corpo, aparecimento de gânglios na pele que se assemelha a bexiguinhas são alguns dos sintomas que a doença apresenta. Aparecendo no rosto, nas palmas das mãos, nos pés e nas genitálias”, explicou Dra. Silvia.

Com duração de uma a duas semanas, as erupções na pele costumam sarar sem deixar nenhuma sequela mais grave.  As crianças estão em maior risco, e a varíola durante a gravidez pode levar a complicações, varíola congênita ou morte do bebê, aponta a OMS.

Recomendações de saúde
Com a erradicação da varíola dos macacos, no Brasil a imunização de rotina para a doença cessou em 1973, segundo informações do Ministério da Saúde. Com isso, deve-se continuar as mesmas medidas preventivas da covid-19.

O uso da máscara, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, são importantes para evitar a exposição ao vírus, evitar o contato com animais doentes que possam abrigar o vírus da varíola dos macacos como é o caso dos roedores.

Sobre o Sistema Hapvida
O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.

Publicidade

Leia mais

Agentes farão vistoria em 25,7 mil imóveis de Manaus para identificar criadouros do Aedes aegypti

elayne

Anvisa autoriza pesquisa nacional com células CAR-T para tratar câncer

elayne

Agentes comunitários da Prefeitura realizam busca ativa de casos suspeitos de hanseníase em domicílio

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais