Conexão Amazônica
GERAL

Procon-AM aponta reclamações e dicas aos consumidores

Publicidade

Compras on-line reúnem as principais reclamações no Procon –AM

Nesta segunda-feira (07/02), é comemorado o Dia Internacional da Internet Segura, uma iniciativa global que busca a promoção de atividades para a conscientização do uso seguro, responsável e ético das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) informa que apesar da importância da data, os direitos do consumidor não estão sendo respeitados na Internet.

Publicidade

De acordo com dados do Procon-AM, as reclamações sobre sites de vendas subiram 10% em 2022. No ano passado, o órgão recebeu mais de 2 mil queixas. Nos primeiros meses de 2023, já foram mais de 370 reclamações sobre compras na Internet.

As principais queixas são atraso na entrega, diferença entre o produto anunciado e o recebido, dificuldade para cancelar a compra, e falta de atendimento pós-venda. O presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, orienta o consumidor a procurar os canais de atendimento do órgão para a resolução do problema.

“A recomendação é reunir toda a documentação probatória, que são as notas fiscais, os prints da tela que mostram as etapas da compra, os anúncios e a foto do produto. Com todas essas provas, o Procon notifica o estabelecimento em cinco dias para apresentar uma resposta ao consumidor. Caso a exigência não seja cumprida, o site é multado“, explica.

Fraxe ressalta que um dos principais cuidados para realização de compra on-line segura é verificar a confiabilidade do site em que o consumidor deseja comprar o produto. “Antes da compra, o consumidor precisa fazer pesquisas prévias para checar a reputação do endereço eletrônico. Faça uma coleta de depoimentos de outros consumidores. O site Reclame Aqui divulga uma lista de sites que não são confiáveis”, diz.

O consumidor também precisa ficar atento a diversos golpes que acontecem na Internet. O consumidor deve ter cuidado ao disponibilizar dados pessoais em qualquer site. “Evite redes de wi-fi públicas. Os criminosos estão atentos a estes locais e conseguem se hospedar em redes de wi-fi que ficam em shoppings e locais de lazer e coletam senhas e dados bancários. Redobre o cuidado ao clicar em mensagens e links enviados via e-mail e mensagens de textos. É importante sempre analisar se o assunto e a mensagem estão escritos corretamente, ter atenção ao nome do remetente, só abrir anexos ou links de pessoas conhecidas”, alerta.

Procure o Procon-AM

Para melhor atender a população amazonense o Procon-AM dispões de atendimento em sua sede, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na av. André Araújo, 1500 – Aleixo, ou via telefone 0800 092 1512/ 3215 4009.

Ou através do nosso site: www.procon.am.gov.br e e-mail: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br .

FOTO: João Pedro/Procon/AM

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Festival Casarão apresenta circuito de shows em Manaus

elayne

Prefeito é recebido pelo representante do papa no Brasil e garante colaboração com a igreja católica

elayne

Igarapés da capital são monitorados pela Prefeitura de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais