Conexão Amazônica
GERAL

Procon-AM autua estabelecimento que cobrava taxa para passar cartão do Auxílio Estadual, em Parintins

Publicidade

Equipe do órgão fiscalizou outros seis locais no município

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou uma loja em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), após constatar que o local cobrava taxa de 5% em compras com o cartão do Auxílio Emergencial. O órgão visitou, no total, sete estabelecimentos no município na quarta-feira (16/02), mas em apenas um deles foi verificada a prática.

Além da cobrança para passar o cartão, a loja foi autuada por não possuir placas informativas sobre a Lei do Troco e os contatos do Procon-AM, e nem o Código de Defesa do Consumidor (CDC) em local visível para consulta.

“A Lei nº 13.455/17 cria a possibilidade da cobrança diferente a depender da modalidade de pagamento, quando se trata de cartão de crédito, mas não em cartões de benefícios, até porque a finalidade do cartão emergencial, que o governador Wilson Lima fez o ser permanente, é garantir a comida no prato do amazonense”, apontou Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM.

Fraxe assinalou que o órgão vai atuar para combater a prática. “Essa prática tem que ser coibida e não pode virar algo comum. Vamos para as trincheiras garantir que os direitos sejam respeitados. A lei vem para auxiliar na relação de consumo e não punir o consumidor, que neste momento de pandemia está ainda mais vulnerável”, afirmou.

FOTO: João Pedro Sales/Procon-AM

Publicidade

Leia mais

Meninos negros são maioria no trabalho infantil, afirma secretário

elayne

Motorista de aplicativo atropela assaltantes e salva mãe e filha, no bairro Flores

elayne

J Balvin será papai pela primeira vez!

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais