Um dos primeiros órgãos públicos do Amazonas a se certificar na ISO 9001, há 20 anos, a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) inova mais uma vez e realiza a sua primeira auditoria interna de 2020, mesmo com o isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. A inspeção aconteceu na semana passada, de 25 a 27 de maio, e foi realizada maneira totalmente virtual.
O diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, explica o que motivou a realizar esta auditoria durante o isolamento social. “Não é hora de deixarmos os nossos controles de lado, pelo contrário, é nos momentos de crise, como esse que estamos vivendo, que os controles da qualidade e os processos internos se fazem realmente essenciais”, afirmou Guilherme.
Nesta auditoria, foram avaliadas sete gerências e a diretoria executiva da empresa. Todo o processo de checagem de documentação, coleta de evidências e entrevista com os gestores ocorreu virtualmente, por meio da ferramenta de comunicação e colaboração Teams. Para o supervisor de Gestão da Qualidade da Prodam, Leomax Azevedo, o isolamento social e o trabalho em home office não foram impeditivos para a realização da auditoria.
“Todos os empregados auditados foram solícitos, mostraram que seus processos estão 100% digitalizados, e que não importa se estão fisicamente na empresa ou em home office, porque o trabalho remoto pode ser realizado de qualquer lugar que tenha internet de forma eficiente, eficaz e efetiva. A Prodam está de parabéns por ser uma empresa de tecnologia público-privada 100% digital”, afirmou.
O relatório da auditoria interna apontou seis não-conformidades e dez oportunidades de melhoria, o que é considerado pelo supervisor da qualidade da Prodam um resultado já esperado.
“Claro que o auditor apontou melhorias e não conformidades, porque o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) é um sistema em melhoria contínua e que sempre está evoluindo, mas graças a ele, temos controle sobre os processos visando garantir o máximo de conformidade de requisitos dos nossos produtos/serviços para obter a satisfação dos clientes e o bem-estar da sociedade”, explicou Leomax.
Anualmente, a Prodam passa por uma auditoria de manutenção e, a cada três anos, a de recertificação. Neste ano, a empresa passará pela 20ª auditoria de recertificação que acontecerá no mês de outubro.
FOTO: Divulgação/Prodam