Fazenda Aruanã em itacoatiara, é referência na produção de castanha-da-Amazônia.
A produção de castanha-da-Amazônia terá grupo para fortalecer produção no interior do Amazonas. Um grupo do governo do estado visitou neste sábado (30), a Fazenda Aruanã que fica localizada no município de Itacoatiara.
De acordo com o secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jeibi Medeiros, o motivo da visita foi para entender o processo produtivo da castanha na região e conhecer os demais projetos da Fazenda Aruanã.
“Viemos conhecer a plantação de castanha e todo o processo de produção. A nossa ideia é criar um grupo de trabalho que já existia antes para poder nós trabalharmos a cadeia da castanha que vemos um grande potencial para ajudar a comunidade e a economia do estado”, afirmou.
Fazenda Aruanã
A Fazenda Aruanã repassa conhecimento às pequenas comunidades do entorno de Aruanã e de outras regiões do Amazonas, para que plantem e cultivem a Castanheira nas suas roças, recuperando áreas desmatadas para a subsistência com uma cultura nativa.
As mudas são distribuídas gratuitamente para os pequenos produtores. Em 13 anos, o Instituto Excelsa entregou 635 mil mudas para mais de 1,4 mil famílias de 183 comunidades do Amazonas.
— Foto: Secom
Por g1 AM