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ECONOMIA

Produção de motos no Polo de Manaus sobe 46,7% em janeiro

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O salto é explicado pela normalização da produção nas fábricas, já que, nos últimos dois anos, janeiro foi marcado por restrições da pandemia

A indústria de motocicletas começou 2023 com o melhor janeiro em produção em nove anos. No total, 122,9 mil motos foram produzidas no mês passado, o que representa um crescimento de 46,7% frente ao volume de janeiro do ano passado.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira, 13, pela Abraciclo, entidade que representa as montadoras instaladas no polo industrial de Manaus, onde está concentrada a produção nacional do veículo de duas rodas. Foi o melhor resultado para o mês desde 2014, quando 146,6 mil motocicletas saíram das linhas de montagem.

O salto é explicado pela normalização da produção nas fábricas, já que, nos últimos dois anos, janeiro foi marcado por restrições da pandemia. Na comparação com dezembro, mês de férias coletivas, o crescimento da produção foi de 44,4%.
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“Tanto o início de 2021 como o de 2022 foram marcados pela pandemia, que impôs restrições ao funcionamento das fábricas e freou a produção”, comentou o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian. “Agora, estamos acelerando o ritmo de produção para atender a demanda que se mantém em alta”, acrescenta.

As previsões da Abraciclo, anunciadas no mês passado, apontam a um crescimento de 9,7% da produção de motos no total deste ano, com 1,55 milhão de unidades produzidas até dezembro. Se confirmado o prognóstico, a indústria de motos voltará ao patamar de produção de nove anos atrás.

2022

As fabricantes instaladas no PIM produziram 1.413.222 motocicletas no ano passado.Segundo a Abraciclo, o volume foi 18,2% superior ao registrado em 2021 (1.195.149 motocicletas) e representa o melhor resultado para o segmento desde 2014 (1.517.662 unidades).

Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, esses números comprovam a retomada de crescimento do segmento após enfrentar um primeiro bimestre desafiador devido à pandemia da covid-19 que voltou a atingir a cidade de Manaus. “Depois disso, o ritmo de produção cresceu mês a mês para atender ao consumidor que passou a utilizar a motocicleta como instrumento de trabalho, evitar a aglomeração no transporte público ou ter maior agilidade e mobilidade nos centros urbanos”, explica.

O volume final ficou bem próximo da projeção revisada, que era de 1.420.000 unidades e crescimento de 18,8%.

No ano passado, foram emplacadas 1.361.941 motocicletas, alta de 17,7% na comparação com 2021 (1.156.776 unidades), sendo o melhor resultado em oito anos (1.429.692 motocicletas). A expectativa da Abraciclo era fechar o ano com 1.350.000 motocicletas licenciadas.

A região Norte apresentou o maior crescimento porcentual no volume de licenciamentos em 2022. No ano passado, foram emplacadas 173.763 motocicletas, alta de 35% na comparação com 2021 (128.680 unidades).

Em números absolutos, a região Sudeste liderou o ranking de vendas no varejo. De janeiro a dezembro, foram licenciadas 521.157 motocicletas, o que corresponde a 38,3% de participação no mercado. Em segundo lugar, ficou o Nordeste (405.233 unidades e 29,8% do mercado). Na sequência, vieram o Norte (173.763 motocicletas emplacadas e 12,8% do mercado), Sul (131.558 unidades e 9,7%) e Centro-Oeste (130.230 motocicletas e 9,6%).

As exportações totalizaram 55.338 unidades em 2022, o que corresponde a uma elevação de 3,5% na comparação com o ano anterior (53.476 motocicletas). A projeção revisada era embarcar 59.000 unidades para o exterior.

Fonte: REDAÇÃO TH

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