Conexão Amazônica
DESTAQUEEDUCAÇÃO

Proec beneficiará mais de 22 mil escolas em 2024

Publicidade

MEC investirá R$ 60,3 milhões no programa para mais de 22 mil projetos de formação em escolas do país. Cada projeto possui pelo menos três ações, com participação de estudantes, profissionais da educação e familiares

O Programa Escola e Comunidade (Proec) do Ministério da Educação (MEC) beneficiará, em 2024, 22.407 escolas do Brasil inteiro. Ao todo, serão investidos pela Pasta R$ 60,3 milhões para o desenvolvimento de mais de 22 mil projetos de formação. Serão realizadas em torno de 67 mil ações, com participação de 7 milhões de estudantes, cerca de 1,3 milhão de profissionais da educação e mais de 7 milhões de familiares e integrantes da comunidade. 

Publicidade

No MEC, a Secretaria de Educação Básica (SEB) é a responsável pelo Proec, lançado em abril deste ano pela Portaria nº 264/2024. O objetivo da iniciativa é fomentar a parceria entre a escola, a família e a comunidade na perspectiva da educação integral. Nesse sentido, busca-se a promoção da cidadania, da cultura de paz e da democracia, bem como a melhoria da qualidade da educação pública brasileira. 

Números – O Proec contou com a adesão dos 27 estados da Federação e de 7.170 escolas estaduais. Serão disponibilizados R$ 19,7 milhões para as escolas das redes estaduais de ensino. No âmbito municipal, 2.668 municípios estão participando e 15.237 escolas municipais serão beneficiadas. Os investimentos para as redes municipais ultrapassam R$ 40 milhões. 

Considerando as escolas elegíveis por meio de critérios estabelecidos para o ciclo de 2024, houve 100% de adesão estadual e 89% de adesão municipal. Na Região Norte, foram contempladas 3.893 escolas; no Nordeste, 13.072; no Centro-Oeste, 914; no Sudeste, 3.940; e, no Sul, 588 escolas.  

Para a Secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, a educação precisa ser pensada e vivida de forma sistêmica. Ela apontou que os projetos de formação são compostos por ações promotoras da educação integral dos estudantes e dos profissionais da educação, além de serem realizados em parceria com a comunidade. “Eles precisam abranger temas contemporâneos transversais e podem promover práticas culturais, artísticas, esportivas, de lazer e brincar, tecnologias da comunicação e informação, a cultura de paz, a educação ambiental e os direitos humanos”, destacou. 

Lourival Martins, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da SEB, informou que todas as escolas participantes vão desenvolver a oficina “Desafios da comunicação nas relações do cotidiano no ambiente escolar” em seus projetos de formação.  

Segundo o diretor, a proposta é promover um trabalho para desnaturalizar as violências, com um olhar mais cuidadoso no contexto escolar. Os objetivos são fortalecer a participação da família e da comunidade, refletir sobre o que é a violência, além de conhecer e partilhar ações com foco na melhoria das relações na escola. “Cada escola tem sua dinâmica, seu ritmo próprio, seus profissionais e sua comunidade. Não existe solução fora do contexto e das pessoas que atuam nele. É um trabalho de aprendizagem e colaborativo”, observou. 

Foto: Divulgação MEC

Publicidade

Leia mais

UNINORTE destaca talentos acadêmicos na Amazon Tecnogame 2024

elayne

Sefaz alerta contribuintes sobre golpe para pagamento de IPVA

elayne

Alunos de escolas municipais da zona rural são beneficiados com projeto teatral

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais